A Prefeitura de Manaus realizou na manhã do sábado, 7/12, a solenidade de formatura de 112 voluntários comunitários participantes da capacitação dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil Comunitário (Nupdec’s). O evento aconteceu na sede da Casa Militar de Manaus, localizada no bairro Compensa.

Realizado de agosto a novembro, o projeto da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil de Manaus (Sepdec) realizou o Nupdec Institucional, que capacitou profissionais do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), preparando moradores voluntários para atuação como defensores comunitários da Defesa Civil.

Além do ciclo de palestras, os moradores receberam treinamento em primeiros socorros, prevenção de meio ambiente e análise de risco.

O secretário-chefe da Casa Militar, Antônio Júnior de Souza Brandão, destacou a importância do projeto para o trabalho preventivo para a população da cidade. “É com muita alegria que hoje estamos entregando a certificação de 112 comunitários do Cajual,  São Raimundo e Mestre Chico que participaram do projeto. E isso demonstra a preocupação do prefeito Arthur Virgílio Neto em melhor atender a população de Manaus”, disse. 

Formatura dos participantes dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil – Nupdec. Foto: Nathalie Brasil/ Semcom

Para o secretário municipal de Proteção e Defesa Civil, Cláudio Belém, o projeto beneficia, principalmente, os moradores de áreas de risco. “Conforme determinação do nosso prefeito a gente tem que trabalhar a ação preventiva e esse projeto buscar organizar dentro da comunidade uma capacitação que coloque as atividades de Defesa Civil, percepção de risco, cidadania, meio ambiente, manuseio de lixo e primeiros socorros, encerrando com uma visita prática aos participantes do projeto em uma área de risco”, destacou.

Representando o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), a subcoordenadora social Viviane Dutra ressaltou que a capacitação é muito importante para preparar a população de área de risco. “O Nupdec é uma porta que se abriu de uma parceria de muito tempo e junto o Prosamim,  o Governo do Estado e a Defesa Civil, representando a prefeitura de Manaus, tendo  em vista a mesma área de atuação que são as áreas risco de Manaus, capacitou  quatro turmas e serviu para preparar a comunidade, para estar na sociedade,  estar junto a comunidade superando as situação  do risco”, enfatizou.  

Participaram também do evento os representantes das secretarias municipais de Limpeza Pública (Semuslp), de Saúde (Semsa), Guarda Municipal, Águas de Manaus e da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).

Artigo anteriorMiss África do Sul é coroada como Miss Universo 2019
Próximo artigoNova Zelândia: erupção de vulcão em ilha turística deixa ao menos 5 mortos