O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, realiza a mostra virtual “Quarent(C)ena”, com performances desenvolvidas pelos alunos do núcleo de Teatro do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, entre os dias 30 de julho e 1º de agosto. O evento será aberto ao público, por meio do Google Meet, e a programação ainda conta com uma oficina de técnica vocal e o “Encontro com o Artista”, que tem participação do secretário Marcos Apolo Muniz.

As apresentações começam a partir das 18h, e o público pode participar por meio do link https://meet.google.com/otf-banu-oqr. Para se inscrever na oficina, o link é https://bit.ly/oficinavocalmostra.

O coordenador do núcleo de Teatro do Liceu, Tiago Oliveira, explica que as performances são resultado das atividades dos alunos das unidades de Manaus, Parintins e Envira, desenvolvidas sob supervisão do corpo técnico do Liceu no período de isolamento social.

“O Liceu nunca parou suas atividades e continuamos a instruir nossos alunos por meio de aplicativos de mensagens, de reuniões virtuais e redes sociais. A mostra virtual é resultado dessas experimentações que desenvolvemos com eles”, afirma o coordenador.

Os alunos foram instruídos a gravar um vídeo de até 3 minutos com uma performance realizada com materiais encontrados em casa. Os vídeos foram enviados aos professores, que editaram o material para a exibição na mostra.

“Também teremos algumas performances realizadas ao vivo, para maior interação com o público, que poderá fazer parte da plateia virtual no Google Meet”, destaca Tiago.

Todas as performances serão avaliadas por uma comissão composta por profissionais renomados do Teatro, como Alessandra Pin Ferraz, Aurora de Moura e Dinne Queiroz. A programação ainda conta com depoimentos e homenagens do corpo docente do núcleo de Teatro do Liceu Claudio Santoro.

Oficina de técnica vocal – Nos dias 30 e 31 de julho, às 15h, será realizada a oficina de técnica vocal, com Daniel Ferrat. As vagas são limitadas.

O processo formativo consiste na manifestação de exercícios práticos e aprofundamento das técnicas vocais de utilização na cena. Os conteúdos serão ministrados ao aliar teoria e prática, seguindo os tópicos: conceitos técnicos, exercícios de aquecimento e desaquecimento, inflexões e acentuações, a voz da personagem, experimentações e leitura dramática.

Após a inscrição, os participantes serão colocados em um grupo de Whatsapp, onde receberão as instruções para a oficina.

‘Encontro com o Artista’ – No dia 1º de agosto, a partir das 18h, no último dia de programação, será realizado o “Encontro com o Artista”, que tem a participação do secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.

“Vou bater um papo com os alunos do Liceu e o público presente a respeito da minha trajetória como artista, produtor técnico e fazedor de cultura no Amazonas. Terei a honra de compartilhar essa experiência com eles e também tirar dúvidas numa conversa descontraída. Será muito gratificante para mim e também uma forma de aproximar o público do trabalho realizado na Secretaria de Cultura e Economia Criativa”, afirma o titular da pasta.

Artigo anteriorZona Norte receberá a 2ª edição do Balcão do Consumidor nesta sexta-feira (31)
Próximo artigoDurante live, professores e alunos da rede estadual debatem criatividade e interesse artístico