A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mariângela Simão, afirmou que “o mundo está entrando em uma quarta onda” da pandemia da Covid-19.

“Estamos vendo a ressurgência de casos de covid-19 na Europa. Tivemos nas últimas 24 horas mais de 440 mil novos casos confirmados. E isso por que há subnotificação em vários continentes”, disse durante uma conferência de abertura do Congresso Brasileiro de Epidemiologia, na segunda-feira (22/11).

A brasileira destacou que a vacinação fez com que as curvas de novos casos e óbitos seguissem trajetórias diferentes: houve redução de óbitos, mas ascendência de novos casos.

Mariângela Simão listou fatores que têm papel decisivo para o futuro da pandemia: imunidade populacional, incluindo a vacinação e a imunização natural; acesso à medicamentos; comportamento das variantes de preocupação; equidade no acesso às vacinas; adoção de medidas de saúde pública pelos governos e adesão a elas pela população.

“Em locais onde as medidas de saúde pública são usadas de forma inconsistente, os surtos continuarão a ocorrer em populações suscetíveis”

“Além disso, há desinformação, mensagens contraditórias que são responsáveis por matar pessoas”, afirma. Com informações da Agência Brasil

Artigo anteriorPSDB contrata empresa para testar novo app em prévias
Próximo artigoCaso Flordelis: “É maldade, ganância”, diz pai de pastor Anderson antes de julgamento