O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu que o mundo esteja unido em pautas comuns, como a contenção de mudanças climáticas e o combate à Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Biden discursou nesta terça-feira (21/9) durante a 76ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), após a fala do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

“O nosso futuro coletivo depende de agirmos juntos”, destacou o presidente norte-americano. Para ele, o mundo vive “a década decisiva” para o futuro. “Será que vamos trabalhar juntos para salvar vidas, derrotar a Covid-19 e preparar o mundo para uma próxima pandemia ou vamos falhar? Será que vamos enfrentar o desafio do clima ou vamos sofrer a marcha que traz incêndios, enchentes e a alta dos oceanos?”, salientou.

Biden saiu na defesa da vacinação mundial contra a Covid-19. “Precisamos vacinar, e vacinar agora”, afirmou enfaticamente.

Segundo Biden, 500 milhões de doses para serão doadas para o consórcio internacional da ONU que democratiza o acesso ao imunizante.

Na abertura da assembleia, o secretário-geral da ONU, António Guterres, criticou o desequilíbrio mundial na distribuição de vacinas.

“Falta desejo político e confiança. A maioria do mundo vacinado e ainda 90% dos países africanos não conseguiu vacinar-se. É algo imoral, obsceno, do nosso tempo”, frisou.

Clima

Biden reafirmou a defesa de garantir o crescimento econômico, mas preservando o meio ambiente. Segundo ele, novas medidas serão anunciadas durante a assembleia da ONU.

“Nós conseguiremos mobilizar 100 bilhões de dólares para financiar iniciativas para o clima”, adiantou. Biden disse que os Estados Unidos serão líderes nessa empreitada.

O chefe do Executivo norte-americano frisou que continuará combatendo o terrorismo e defendeu que o mundo não fique dividido. “Não queremos uma nova guerra fria”, frisou.

Segundo o presidente dos Estados Unidos, o país está preparado para antever e frustrar intenções de ataques. “Sabemos a dor e o amargo do terrorismo”, ponderou. Com informações de Metrópoles.

Artigo anteriorApós reconhecimento do CNJ, Serafim diz que informatização dará celeridade ao TJAM
Próximo artigoPrefeitura revitaliza ponte de madeira no bairro Nova Esperança