Com o agravamento da pandemia do novo coronavírus, a Unimed Manaus montou um comitê de crise e elaborou um plano de contingência institucional para atender seus usuários diagnosticados com Covid-19 e, também, os pacientes de intercâmbio, assegurados de outros planos do sistema Unimed (Fama, CNU, entre outros), alguns, inclusive, vindos de outros estados da região Norte, que chegam à capital amazonense em busca de atendimento médico.

Hoje, em torno de 40% dos leitos clínicos e de UTI do hospital e Pronto Atendimento da Unimed Manaus estão ocupados por pacientes de intercâmbio. “Apesar do aumento inesperado e bem acima da capacidade que tínhamos instalada, estamos unindo esforços para garantir melhor assistência”, afirma o presidente executivo da Unimed Manaus, Sérgio Ferreira.

Enquanto a maioria da rede credenciada suspendeu o atendimento dos pacientes dos planos de saúde credenciados, a direção da Unimed Manaus manteve as portas abertas e está se esforçando para não perder a qualidade dos serviços ofertados, além de investir na ampliação da oferta de leitos clínicos e de terapia intensiva (UTI).

A Unimed Manaus triplicou a capacidade da UTI e reestruturou protocolos para ampliar oferta de leitos para vítimas da Covid-19. Foi estruturada uma ala do Hospital e no Pronto Atendimento, foi separado um espaço na recepção principal, para receber os pacientes que chegam à unidade hospitalar apresentando sintomas de infecção pelo novo coronavírus.

Além disso, muitos dos protocolos de atendimento foram reestruturados e montada uma estrutura específica com equipamentos e pessoal especializado. Também foi elaborado um fluxo assistencial, pensado para estar distante das demais alas de internação, visando com isso, diminuir o impacto da transmissão cruzada.

Apesar de todos os esforços e investimento, a Unimed Manaus tem enfrentado dificuldade em manter seu padrão de atendimento, sem deixar na mão os pacientes que procuram suas unidades, com suspeita ou já com diagnostico confirmado da covid-19. Nesse sentido, a direção busca sensibilizar os dirigentes das unidades hospitalares que operam no sistema Unimed para que unam esforços no sentindo de otimizar suas estruturas e para ampliar a oferta de atendimento aos usuários dos planos de saúde associados.

Artigo anteriorParintins recebe 45 cilindros de oxigênio para reabastecer Hospital Jofre Cohen
Próximo artigoCoronel Menezes faz apelo aos amigos empresários do PIM para doações de oxigênio