Por se tratar do primeiro jogo-teste da Arena da Amazônia Vivaldo Lima antes da Copa do Mundo FIFA 2014TM, o jogo inaugural do estádio, neste domingo, dia 9 de março, seguirá os mesmos moldes do padrão estabelecido pela FIFA durante o Mundial. O Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Manaus, preparou todo um esquema que pretende testar a funcionalidade do estádio e a operacionalidade da segurança, mobilidade do trânsito, transporte público, entre outros.

“O que eu estou preocupado agora é que a gente coloque tudo para funcionar, de modo que possamos corrigir, imediatamente, aquelas falhas que porventura possam acontecer”, disse o governador em entrevista na última visita que fez à Arena. Segundo ele, os jogos testes – haverá mais dois – servem justamente para testar a funcionalidade do estádio e de todo o operacional para os quatro jogos da primeira fase da Copa 2014 em Manaus, que serão realizados em junho: Inglaterra x Itália (dia 14), Camarões x Croácia (dia 18), Estados Unidos x Portugal (dia 22) e Honduras x Suíça (dia 25).

O jogo inaugural da Arena será um clássico regional entre o Nacional, de Manaus (AM) e o Clube do Remo, de Belém (PA), pela Copa Verde. A partida inicia às 18h30, mas a operação já vai estar nas ruas pela manhã com a Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) e o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) iniciando, às 7h, a interdição de trechos da avenida Constantino Nery (no bairro Chapada), Loris Cordovil (no Alvorada) e Pedro Teixeira (no Dom Pedro).

Em todo o perímetro de segurança da Arena serão instalados 22 postos de verificação onde terão acesso apenas os torcedores, veículos credenciados e moradores das proximidades do estádio – conforme a demarcação de um quilômetro de distância do estádio estabelecida pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-AM) junto aos órgãos municipais e federal. Nesse perímetro, 2.100 policiais militares estarão mobilizados para a segurança do evento.

Na avenida Constantino Nery serão estabelecidas quatro barreiras de segurança. Um na altura da Rodoviária restringindo o acesso de pessoas e veículos em todo esse trecho até o cruzamento com a Darcy Vargas, onde será montada outra barreira (próximo ao Sírio Libanês). A Rua da Indústria, que dá acesso da Djalma Batista para a Constantino, também será interditada por barreira policial. Na Pedro Teixeira, a interdição inicia no cruzamento com a Darcy Vargas, próximo à praça de alimentação do Dom Pedro, se estendendo até a esquina com a Djalma Batista (em frente à sorveteria Happy Ice). Na Loris Cordovil, duas barreiras serão montadas interditando o trecho a partir do SPA da Alvorada até a esquina com a Constantino (em frente ao restaurante Picanha Mania). (ver mapa)

Artigo anteriorFederal prende acusado de tráfico com droga presa ao corpo no aeroporto
Próximo artigoRua 24 de Agosto no Morro da Liberdade quer levar título de melhor ornamentação da Copa 2014