Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Em sessão extraordinária virtual nesta terça-feira, 26/01, a deputada estadual Nejmi Aziz (PSD) deu voto favorável à retomada dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM). Por unanimidade, os deputados decidiram que o momento é de união de esforços em função da urgência de soluções para a questão do colapso do sistema de saúde do Amazonas. As atividades voltam a normalidade, em sessões ordinárias, já nesta quarta-feira, 27/1.

De acordo com Nejmi, o parlamento estadual deve voltar ao exercício para analisar propostas que visam mais eficácia no auxílio ao Estado. “É urgente que o parlamento responda aos projetos que amparam a população neste momento crítico da pandemia”, destacou a deputada.

O requerimento é de autoria do deputado Sinésio Campos (PT), que pede a retomada das sessões ordinárias da Assembleia, de forma virtual, para que os trabalhos sejam mais ágeis dentro das normas de isolamento social impostas pelos efeitos da pandemia do novo coronavírus e agravamento nos últimos dias na população do Amazonas.

Nejmi reforçou seu compromisso em apoiar as ações da Casa Legislativa, juntamente com os demais deputados, em prol de projetos que efetivamente beneficiem a população necessitada, neste momento pandêmico.

Requerimentos

Ainda sobre os requerimentos apresentados na sessão extraordinária, a deputada Nejmi Aziz apresentou apoio à propositura, também do deputado Sinésio Campos, para que cada deputado contribua, por meio do remanejamento de Emendas Parlamentares, com recursos orçamentários para garantir a distribuição de 60 mil cestas básicas à população da capital e do interior do Amazonas.

“Na atual situação que estamos vivendo no Estado, qualquer recurso que pudermos destinar para o enfrentamento da pandemia é essencial para salvar vidas. Em muitos lugares a falta de alimentos já é uma realidade e com fome qualquer organismo fica vulnerável ao Covid-19 e outras doenças”, declarou Nejmi.

Outra proposta requerida no plenário, pelo Deputado João Luiz, que contou com a assinatura da deputada é a proibição do corte de fornecimento de serviços de água e energia elétrica por parte das concessionárias. A proposta impede que as concessionárias realizem o corte do fornecimento de seus serviços, por falta de pagamento, durante situações de extrema gravidade social, incluindo pandemias.

Vacinação para agentes de segurança pública

Endossando a proposta do senador Omar Aziz (PSD), a deputada Nejmi Aziz defende também a vacinação imediata dos policiais militares, civis, bombeiros e guardas municipais do Amazonas, na primeira fase de imunização contra a Covid-19. Os agentes de segurança estão atuando ativamente nas ruas, mantendo a ordem, combatendo aglomerações e orientando a população no Estado sobre os efeitos dos decretos de isolamento social.

Nejmi ainda destaca que em alguns casos de emergência os policiais ajudam pessoas a se deslocarem para unidades hospitalares. “Os policiais estão diariamente nas ruas fazendo cumprir os decretos de isolamento social, por esse motivo devem ser incluídos nos grupos prioritários para receber o imunizante contra o novo coronavírus”, finaliza.

No primeiro plano de imunização apresentado pelo Ministério da Saúde os agentes de segurança pública e professores estavam incluídos como grupos prioritários da vacinação. Mas no início de janeiro deste ano o plano foi alterado e os policiais, bombeiros e professores ficaram para fases seguintes.


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •