Foto: Joel Arthus
Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

No Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 7 de abril, a deputada Mayara Pinheiro Reis (Progressistas) destacou ações e proposituras feitas em prol da saúde no Amazonas. Uma das principais conquistas foi o repasse do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI) para saúde dos 61 municípios do interior.

Instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a data visa conscientizar a população sobre a importância de ter um bem-estar físico, mental e social. Tendo como uma das principais bandeiras a saúde, a Dra. Mayara propôs diversos Projetos de Lei (PL) e fez indicativos ao Governo do Amazonas para aprimorar o atendimento à população que depende do sistema público de saúde no Estado.

Durante seu mandato, a deputada destinou cerca de R$ 7 milhões em emendas para saúde. O recurso foi usado nas ações de enfrentamento ao coronavírus para compra de cestas básicas, aquisição de insumos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), reforma de unidades de saúde e jornada cirúrgica em municípios do interior.

“Desde o início do meu mandato, tenho levantado a minha voz em favor do povo do interior. A exemplo disso, nós conseguimos pela primeira vez mandar recursos para os municípios por meio da transferência fundo a fundo, e que foi fundamental para que os prefeitos conseguissem também combater à Covid-19 sem depender de todas as ações do governo do estado”, pontuou ao destacar do repasse do FTI.

A parlamentar também fez proposituras que atualmente são leis no Amazonas como transparência na ordem cronológica na fila do Sistema de Regulação (Sisreg); Isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e Comunicação(ICMS) sobre remédio para tratamento de Atrofia Muscular Espinha (AME); Criação do Programa Sentinela da Vida (Morbidade Materna Grave) no Amazonas; Prioridade na distribuição de medicamentos para deficientes de todos os gêneros na Central de Medicamentos (Cema); Prioridade às gestantes no Sistema de Regulação de Consultas e Exames (Sisreg) no Amazonas, entre outras.

Além disso, Mayara também sugeriu ao Governo do Amazonas a criação de uma policlínica exclusiva de atenção ao povo do interior, requerimento já atendido com a transformação do Policlínica Gilberto Mestrinho voltada para atendimento aos interioranos.

Saúde mental

Priorizando o bem-estar, a deputada propôs uma Lei voltada para campanha permanente de informação, prevenção e combate à depressão. Outra medida proposta foi a obrigatoriedade da inclusão de leitos de psiquiatria em hospitais que venham a ser construídos ou reformados.

Pandemia

Como presidente da Comissão de Saúde, a parlamentar tem acompanhado e sugerido medidas para ações de enfrentamento ao coronavírus no estado, desde o início da pandemia.

Entre as proposituras feitas estão a criação de um consórcio público para aquisição direta de vacinas, ampliação de leitos clínicos e leitos de UTI, criação de uma reserva técnica de oxigênio, abertura de um hospital de campanha em Tefé (distante 523 km de Manaus em linha reta) para atender o Médio e Alto Amazonas, e cobrança do plano de vacinação para todo Estado.


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •