A Prefeitura de Parintins investiu R$ 1.430.000,00 (um milhão, quatrocentos e trinta mil reais) na aquisição de uma usina de oxigênio que produzirá 32 metros cúbicos por hora quando operar e atenderá os municípios vizinhos, inclusive do oeste do Pará. O equipamento, comprado na Alemanha, chegou a Parintins em avião Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira (FAB) e pousou no Aeroporto Júlio Belém neste sábado (16) por volta das 17h20.

A operação de transporte da usina de São Paulo até Parintins envolveu o Governo Federal, por meio do Ministério da Defesa, em articulação do prefeito Bi Garcia (DEM) com o senador Omar Aziz (PSD), o deputado federal Marcelo Ramos (PL).

O equipamento, que é fruto de emenda do senador Omar Aziz para custeio da saúde pública, é instalado no Hospital Jofre Cohen, referência no tratamento da Covid-19 no interior do Amazonas. 

O prefeito de Parintins diz que a usina chegou em um momento crucial de luta para conseguir estoque de oxigênio no período de explosão da Covid-19.

“É uma ação audaciosa, em um momento tão difícil que o mundo está atravessando, principalmente os caboclos da Amazônia. Estamos passando por um problema muito sério no Estado do Amazonas, na capital principalmente”, pontuou. 

Bi Garcia agradeceu muito ao senador Omar Aziz por conquistar investimentos para os amazonenses e comemorou ainda a chegada de 10 cilindros de oxigênio recarregados, em Santarém, Pará, transportados em helicóptero do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Parintins. “Agradeço também ao Governo do Estado, Governo Federal, ao deputado Marcelo Ramos e a toda a bancada federal do nosso Estado”, completou Bi Garcia. 

Artigo anteriorAM: Decreto com restrições para Combate à Covid-19 é prorrogado até 31 de Janeiro
Próximo artigoTerceira noite da “Operação pela Vida” em Manaus teve 20 detidos e 14 veículos apreendidos