O Núcleo de Inclusão Socioassistencial e Atividades Adaptadas – Girassol promove atividades alusivas ao 21 de setembro, dia nacional da pessoa com deficiência. A Programação começou nesta terça-feira (21) no CRAS Santa Rita com atividades esportivas (mini circuito cross, mini atletismo e esportes radicais como arborismo e tirolesa). Pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Transtorno do Espectro Autista (TEA) participaram das atividades.

Durante a semana mais atividades de entretenimento irão ocorrer como o miniteatro de fantoche, palhaçaria, cine teatro, filme e apresentações culturais. No esporte haverá ginástica circense (rolamentos laterais, pilares) e realização de elementos das lutas (movimentos de quadril, quedas e projeção). O público alvo dessas atividades são pessoas com Deficiência intelectual (DI), usuários de cadeira de rodas DA e DMU. Ainda haverá passeio de ônibus e registros fotográficos.

A Semana alusiva ao dia nacional da pessoa com deficiência encerra na sexta-feira na quadra poliesportiva Seo Jovem, bairro Palmares, com a participação da banda de música da Companhia do Social. Na sequência ocorrerá apresentações diversas envolvendo representantes de várias instituições que integram a rede completar que trabalham com pessoas com deficiência. No encerramento autoridades de Parintins irão prestigiar.

Fotos: Arleison Cruz

Das atividades participam representantes de toda a rede complementar como CREAS, CRAS, Instituo Isadora Tupinambá, Associação Pestalozzi, Escola de Áudio e Comunicação Padre Paulo Mana e demais entidades. A Secretaria de Assistência Social Trabalho e Habitação (Semasth) coordena o evento. O Núcleo de Inclusão Socioassistencial e Atividades Adaptadas – Girassol foi criado após uma articulação entre a primeira dama Mayra Dias e a secretária Zeila Cardoso.

A Semana Nacional tem o objetivo de divulgar conhecimento sobre as condições sociais das pessoas em situação de deficiência intelectual e múltipla como meio de transformação da realidade, superando as barreiras que as impedem de participar coletivamente em igualdade de condições com as demais pessoas.

Artigo anteriorForça Tática da PMAM apreende pistola abandonada na Torquato Tapajós
Próximo artigoHomem mata e enterra sobrinho na mata, mas se arrepende e desenterra