O painel “Bioeconomia Digital: O papel da tecnologia no desenvolvimento de uma economia sustentável para o Amazonas” abre amanhã (19/11), às 16h, a Semana de Ciência e Tecnologia do Amazonas (SCTA), que será realizada no formato webinário, com transmissão pelo canal da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) no Youtube.

Promovido pela Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sedecti, o evento ocorrerá nos dias 19, 24 e 26 de novembro, como parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano tem como tema “Inteligência Artificial: A nova fronteira da Ciência brasileira”.

No Amazonas, a SCTA tem como foco as discussões em torno da utilização de tecnologias inovadoras como propulsoras do desenvolvimento de economias sustentáveis, o monitoramento e conservação dos recursos naturais e a melhoria do acesso à internet em áreas remotas.

No primeiro dia do evento, três palestrantes com larga experiência no setor abordarão temas estratégicos. A secretária executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sedecti, Tatiana Schor, será a moderadora do painel.

O diretor técnico do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), Carlos Gabriel Koury, fará a palestra “Biotecnologia para cadeias produtivas amazônicas”. Koury é engenheiro florestal, formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP) e foi diretor executivo Idesam por sete anos.

Atualmente, Koury contribui em agendas de planejamento territorial e áreas protegidas, produção agroextrativista de base comunitária, além de coordenar o Programa Prioritário de Bioeconomia do Idesam.

“Ecossistemas de inovação impulsionando a Bioeconomia” é o tema da palestra de Marcos Da-Ré, da Fundação Certi (Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras). Biólogo com mais de 30 anos de experiência em estratégias de conservação, ele criou e implantou o Projeto Ararinha Azul e é Fellow da Ashoka Empreendedores Sociais.

Da-Ré coordenou mais de 40 projetos envolvendo áreas protegidas, desenvolvimento regional sustentável e concepção de mecanismos para gestão de ativos ambientais. Atualmente é diretor de Economia Verde da Certi, trabalhando com temas relacionados a Bioeconomia, Negócios de Impacto, Ecossistemas de Inovação para Criação de Valor Compartilhado, dentre outros.

A presidente da Associação Polo Digital de Manaus (APDM), Vânia Thaumaturgo, que também integra o Instituto Eldorado, abordará o tema “Iniciativas tecnológicas para promover a Bioeconomia no Estado do Amazonas”. Vânia é engenheira eletrônica com MBA em Gestão Empresarial e mestranda em Gestão Estratégica.

Vânia tem mais de 28 anos de experiência em posições de gestão sênior em grandes empresas da área de telecomunicação e setor automotivo, além de possuir quatro anos de experiência em posição sênior de gestão em Instituto de P&D. É membro do Conselho da Fundação Matias Machline.

Artigo anteriorBatalhão Ambiental bate recorde de resgate de animais silvestres
Próximo artigoAberta temporada de ensaios para o espetáculo ‘A Caixa Mágica de Natal’