Em meio ao grande movimento de carros no cruzamento das avenidas Djalma Batista e João Valério, zona Centro-Sul, no final da tarde de ontem (1º de outubro), a Prefeitura de Manaus deu início às ações de sensibilização e prevenção ao câncer de mama, iniciando as atividades do Outubro Rosa, com a distribuição de materiais informativos da campanha.

A ação foi uma idealização das secretarias municipais de Saúde (Semsa) e da Mulher Assistência Social e Cidadania (Semasc). A campanha tem a finalidade de reforçar o alerta sobre o câncer de mama, compartilhar informações a respeito desse câncer, que é o mais comum no país e o terceiro mais incidente no Estado.

Panfletagem dá início as ações de sensibilização e prevenção da Campanha do Outubro Rosa. Foto: Divulgação/ Semasc

“A gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto se preocupa em cuidar da qualidade de vida da nossa população e hoje buscamos sensibilizar todas as pessoas que passaram por nós, instruindo, para que também sejam multiplicadoras de informações sobre o câncer de mama e de colo uterino”, afirmou a subsecretária municipal das Políticas Afirmativas para as Mulheres, Socorro Sampaio.

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), órgão integrante do Ministério da Saúde, dão conta de que, anualmente, ao menos 440 novos casos de câncer de mama devem ser registrados no Amazonas. Em todo o país, a estimativa é de 57.960 novos casos.

Panfletagem dá início as ações de sensibilização e prevenção da Campanha do Outubro Rosa. Foto: Divulgação/ Semasc

“Para mim é muito importante que haja essa sensibilização sobre o câncer, pois pela falta de conhecimento sobre a doença, um membro da minha família teve o caso agravado e quase perdeu a vida. Se ela tivesse participado de uma campanha dessas, por exemplo, o resultado teria sido diferente”, afirmou a estudante Lia Ferraz.

Abertura

A Prefeitura de Manaus realiza nesta quarta-feira, 2/10, a abertura oficial do movimento Outubro Rosa no município, a partir das 18h, na sede da Subsecretaria Municipal de Políticas Afirmativas para as Mulheres, localizada na rua Araxá, conjunto Duque de Caxias, Flores, zona Centro-Sul.

Na ocasião haverá uma programação com as mulheres assistidas pela subsecretaria, show musical, testemunhos de pessoas que obtiveram a cura total do câncer e uma palestra com um oncologista sobre a prevenção à doença.

A programação da campanha do Outubro Rosa 2019 também conta com a participação das secretarias municipais de Limpeza Urbana (Semulsp), Educação (Semed), Comunicação (Semcom), Infraestrutura (Seminf), de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe), Casa Militar, além da Fundação Municipal de Turismo, Cultura e Eventos (Manauscult) e do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).

Artigo anteriorSTF troca chefia de segurança e investe em aparelhos de raio-x
Próximo artigoFachin vota pela condenação de Geddel no caso dos R$ 51 milhões