Com o intuito de assegurar a disponibilidade de serviços previdenciários aos servidores públicos do Estado residentes no interior, a Fundação Amazonprev, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc-AM), oferece atendimentos nos 61 municípios do Amazonas. Como resultado, mais de 6 mil atendimentos já foram realizados só nos primeiros nove meses do ano. Entre os serviços oferecidos estão atualização cadastral dos segurados (recadastramento), simulação de aposentadoria e recebimento de contracheque.

O coordenador de Análise Previdenciária da Amazonprev, Alan Cardec Soares, ressalta a importância dessa parceria entre os dois órgãos estaduais como garantia da prestação de todos os serviços oferecidos aos segurados, dessa forma assegurando a eles maior segurança e comodidade.

“A importância dessa parceria com a Seduc-AM vem ao encontro da missão, dos valores e da política de qualidade da Amazonprev, que consiste em assegurar aos servidores públicos do Estado e a seus dependentes os benefícios que lhes sejam devidos de forma transparente, honesta e satisfatória”, justifica.

O analista lembra que o convênio entre as instituições foi firmado em 2014 e teve seu contrato renovado em 2016 por mais 60 meses, até 2021. A cooperação técnica inclui a capacitação dos servidores da Secretaria de Educação que atuam na prestação dos serviços previdenciários ao público do interior do estado.

Para o gerente de Aposentadoria da Seduc, Michel Souza, é necessário o treinamento anual dos servidores que atuam na prestação dos serviços previdenciários nos municípios, especialmente em razão da rotatividade no quadro de colaboradores, bem como a busca contínua por um melhor atendimento, já que essa é uma das missões da Previdência estadual.

“Os treinamentos são uma contrapartida de conceito intelectual da Amazonprev, devido às mudanças no setor de pessoal dos servidores da Seduc, que precisam ser capacitados e atualizados continuamente para a garantia de um melhor atendimento ao público”, declara Michel.

Outros serviços – Ainda estão disponíveis aos beneficiários do interior:  envio de diligência referente a processos de aposentadoria, termo de opção de 13° salário, acesso ao Portal do Segurado, requerimentos e documentos necessários para concessão de pensão e revisão de benefício e acesso à instrução de processos, certidão de tempo de contribuição, e atendimento domiciliar aos beneficiários que moram nas sedes dos municípios e comunidades distantes.

Nos processos de pensão por morte, os servidores da secretaria oferecem o check-list de todos os documentos necessários para dar início ao procedimento, formalizam o requerimento, reúnem as cópias dos documentos do requerente, autenticam e encaminham o material à Amazonprev, que é a responsável pela abertura processual. Quanto aos pedidos de aposentadoria, a Seduc-AM atua apenas na formalização das solicitações dos seus servidores.

Artigo anteriorInscrições para seletiva do Boi Manaus 2019 encerra amanhã, 7 
Próximo artigoPesquisa revela que Amazonino continua o “queridinho” do amazonense e que se a eleição fosse hoje ele seria prefeito de Manaus