FOTO: Mayara Viana/PC-AM

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), realizou, durante a semana, diversas ações policiais, que resultaram em prisões contra crimes distintos. Além disso, policiais civis participaram de eventos e realizaram ações de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes, para conscientizar e assegurar suporte a esse público, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra à Criança e ao Adolescente (18 de maio).

A PC-AM efetuou prisões por estupro de vulnerável, além de palestras relacionadas à temática. Outros delitos combatidos ao longo dos dias também foram o tráfico de drogas, latrocínio, homicídio, corrupção de menores, cárcere privado, associação criminosa.

Proteção a crianças e adolescentes

Na segunda-feira (16/05), a PC-AM participou da abertura da Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Estiveram presentes na cerimônia o diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), delegado Guilherme Torres, e a titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), delegada Joyce Coelho.

Na ocasião, os delegados ressaltaram que as medidas realizadas pela instituição visam conscientizar e assegurar os direitos de crianças e adolescentes e que proteger esse público deve ser prioridade na sociedade.

Além da capital amazonense, a PC-AM participou de eventos alusivos ao 18 de maio nos municípios de Careiro da Várzea e Envira (a 25 e 1.208 quilômetros de Manaus, respectivamente).

Em combate a esses tipos de crime, a Depca, prendeu, na segunda-feira (16/05), por volta das 8h30, um homem de 40 anos, pelo crime de estupro de vulnerável praticado contra suas três filhas, sendo duas gêmeas de 11 e a mais velha de 13 anos. O crime ocorria desde 2019.

No mesmo dia, por volta das 10h, o 21º Distrito Integrado de Polícia (DIP), cumpriu mandado de prisão preventiva, em razão de sentença condenatória, em nome de Alason Pinheiro dos Santos, de 41 anos, também por estupro de vulnerável, cometido contra uma adolescente de 14 anos.

Em Itapiranga (a 227 quilômetros de Manaus), por meio da 38ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), cumpriu, na terça-feira (17/05), por volta das 15h30, mandado de prisão temporária em nome de um homem de 32 anos, pelo crime de estupro de vulnerável, praticado contra sua enteada, uma criança de 6 anos.

A DIP daquele município cumpriu ainda, na quarta-feira (18/05), por volta das 15h30, mandado de prisão em razão condenatória em nome de um homem de 57 anos, pelo crime de estupro de vulnerável, praticado contra uma jovem de 22 anos. O crime ocorreu em 2013, quando a vítima tinha 13 anos.

Outros casos de repercussão

Policiais civis da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), realizaram, na segunda-feira, ações na zona norte de Manaus que resultaram nas prisões, em flagrante, de Darling de Souza de Oliveira, 27, e José Antônio Paz de Melo, 22, pelos crimes de receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor. Na ação policial, foram recuperados dois veículos com restrição de roubo.

A Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), com apoio da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), da SSP-AM, deflagrou, na tarde de terça-feira (17/05), por volta das 15h, ação policial que resultou na prisão de Juan Sidney Carneiro Malcher, de 25 anos, pelo crime de homicídio, praticado contra Endy Adley Lima Serra, que tinha 22 anos.

Já a Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), deflagrou, na terça-feira (17/05), por volta das 16h, ação policial que resultou na prisão de Jean Glauber de Souza Queiroz, 25, e Maycon Lima da Silva, 42, por golpes envolvendo trocas de máquinas de cartão em postos de combustíveis. O prejuízo financeiro está avaliado em mais de R$ 100 mil.

Na quarta-feira (18/05), o 26º Distrito Integrado de Polícia (DIP) cumpriu mandado de prisão preventiva de Vanilson Oliveira de Almeida, 40, e apreendeu um adolescente de 17 anos, envolvidos em latrocínio tentado, corrupção de menores, cárcere privado e associação criminosa, ocorridos no dia 22 de novembro de 2021, na rua Pastor Alcebíades Pereira Vasconcelos, Conjunto João Paulo 2, bairro Nova Cidade, zona norte de Manaus.

A Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI), deflagrou, ao longo de terça, quarta e quinta-feira (17, 18 e 19/05), a Operação Levítico, que resultou nas prisões em flagrante de uma mulher de 49 anos e um homem de 58, pelos crimes de negligência, exposição ao perigo da integridade física e psíquica e apropriação de bens da pessoa idosa, praticados contra uma senhora de 72 anos.

Policiais civis de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), por meio da 31ª DIP, cumpriram, na manhã de quinta-feira (19/05), por volta das 6h20, dois mandados de prisão preventiva em nome Wilson de Jesus Oliveira, 29, conhecido como “Fofão”, pelo crime de roubo. Durante a ação policial, Wilson foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.

Ainda durante a semana, a DEHS, em ação conjunta com o Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil de Sergipe (PC-SE), prendeu, na quinta-feira (19/05), Kennedy Alfaia da Costa, 26, por envolvimento no homicídio de Alan Pinto da Silva, que tinha 26 anos. O crime ocorreu no dia 24 de junho de 2021, no bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus.

Na sexta-feira (20/05), a DEHS realizou a operação Medina, que resultou na desarticulação de um grupo criminoso envolvido em homicídio e porte ilegal de arma de fogo. A ação ocorreu na zona leste de Manaus. Foram presas quatro pessoas, sendo que o líder do grupo está envolvido em mais de seis homicídios na capital.

Artigo anteriorGoverno do Amazonas emite Boletim Diário da Covid-19, neste sábado (21/05)
Próximo artigoSegunda etapa do concurso público do Corpo de Bombeiros do Amazonas tem mais de 400 ausentes