Cerca de 400 pedagogos de 255 unidades de ensino que atendem a Educação Infantil (Cmeis) estão participando de formação para o Programa de Ensino Sistematizado das Ciências (Pesc). Todas as Divisões Distritais Zonais (DDZs) da rede municipal estão na capacitação, que ocorre até sexta-feira, 30.

Os pedagogos dos distritos 1 e 2 (zona Sul e Oeste) foram os primeiros a receber a formação. Na terça-feira, 27, os distritos 3 e 4 ( norte e norte/leste) foram atendidos. Já na sexta-feira, será a vez das DDZs 5, 6 e 7 (Leste 1, Leste 2 e zona Rural).

De acordo com a coordenadora do Pesc em Manaus, Rosileia Lopes, o programa colabora para a formação de crianças de 4 a 5 anos do Ensino Infantil. “É um programa de ciências que acaba se transformando em interdisciplinar porque a gente também trabalha a linguagem, escrita e oralidade das crianças”, explicou.

Cada escola possui um material pedagógico com diversos experimentos de ciências. “Temos esqueleto humano, planetário, globo, entre outros materiais para o professor explorar com os alunos”, completou.

Durante as formações, os pedagogos tiram dúvidas e trocam ideias com outros profissionais da educação para que estejam aptos a desenvolverem o trabalho nas escolas, junto à comunidade.

“No ano passado, trabalhamos com a construção do livro ‘Cozinha de Manaus’, para o qual as crianças escreveram receitas com alimentos que só existem no Amazonas. Foi montado um livro com 75 receitas”, complementou Risoleia.

Em 2012, ano em que o Pesc foi implantado na rede municipal de ensino, os alunos participaram de concurso de desenho. Já neste ano, o objetivo é criar um livro com lendas e fábulas amazônicas. “Os professores irão trabalhar dentro de sala de aula as histórias e lendas amazônicas. Os trabalhos já estão acontecendo dentro das escolas”, disse a coordenadora.

Para a pedagoga Elisangela Gonçalves de Souza, o programa desperta a curiosidade e o interesse dos alunos. “Trabalho no Cmei Erasmo Augusto de Araújo, na Redenção, e esse ano estamos começando a trabalhar com o Pesc. Acho a formação importante, principalmente, porque já temos todo o material na nossa escola e os alunos gostam muito de ciências”, contou.

O Pesc

O Programa de Ensino Sistematizado das Ciências (Pesc) é utilizado no processo de ensino e aprendizagem das escolas do município. A proposta é despertar o interesse dos alunos pelas disciplinas através da interação com o material pedagógico, composto por mais de 500 itens, como: lousas interativas

Artigo anteriorPrejuízos com o cigarro são abordados em palestra
Próximo artigoPalestra: A NATUREZA TAMBÉM CURA , traz os benefícios que as plantas amazônicas oferecem à saúde