A possibilidade de prorrogação do mandato do presidente do Boi Caprichoso, Jender Lobato, por causa da não realização do Festival Folclórico de Parintins em dois anos consecutivos desde 2020, já começou a ser debatida publicamente em redes sociais na tarde do últpmo domingo (04/05).

A favor de eleição em 2022, o ex-vice-presidente do bumbá, o artista Rossy Amoedo, e o ex-presidente, vereador Babá Tupinambá, são contra a proposta, pautados em veto previsto no estatuto da associação cultural. 

Sem ficar em cima do muro, o diretor artístico e conselheiro de artes, Edwan Oliveira, em postagem publicada no Facebook, defendeu a permanência de Jender Lobato na presidência do Boi Caprichoso para que o dirigente tenha a oportunidade de colocar o boi na arena do Bumbódromo na briga pelos títulos na era pós pandemia da Covid-19 nas próximas disputas. A opinião do artista ganhou adesão de vários seguidores que declararam apoio à proposta com a #FicaJender. 

Poucas horas depois, Rossy Amoedo e Babá Tupinambá se manifestaram sobre o assunto em publicações distintas. O artista plástico argumentou que, apesar da pandemia da Covid-19, não houve adiamento das eleições municipais 2020 e observou que atualmente um “pequeno grupo” quer a prorrogação de mandato no Boi Caprichoso, contrário ao estatuto da associação. Rossy Amoedo se diz preocupado com a iminência de o Boi Caprichoso estampar o noticiário com matérias negativas mais uma vez.

Babá Tupinambá, que articulou movimento para a prorrogação de seu mandato, antes de perder o tricampeonato do Caprichoso no Festival de Parintins 2019, e depois sustentou candidatura de vice-presidente, desfeita com a fusão da chapa de Jender com Karú Carvalho pela união dos grupos políticos do bumbá, também discordou da permanência da atual diretoria que termina mandato em 2022.

O ex-presidente alegou que se os atuais dirigentes tivessem enfrentado eleições em 2019 não haveria problema nenhum de aclamação hoje e teriam seu apoio.

Artigo anteriorVINTE E QUATRO – Felix Valois  
Próximo artigoAllan se reúne com promotora de justiça para falar sobre o projeto de mediação de conflitos