Veja – Uma semana após 39 imigrantes serem encontrados mortos dentro de um contêiner frigorífico na Inglaterra, a polícia federal da Bélgica informou na quarta-feira, 30, ter descoberto 12 pessoas em um caminhão refrigerado que transportava frutas e verduras.

As autoridades checaram o caminhão depois de o motorista ter suspeitado da presença de pessoas dentro do veículo, segundo Sarah Frederickx, porta-voz da polícia. Frederickx ainda afirmou que os 12 migrantes foram encontrados em “bom estado de saúde”.

Todos os migrantes eram homens adultos — 11 sírios e um sudanês — e foram levados ao Escritório de Imigração belga. Embora a polícia desconheça qual era o destino deles, o caminhão foi encontrado na rodovia E34, que conecta o norte da Bélgica com os Países Baixos.

Na semana passada, na Inglaterra, 39 migrantes foram encontrados mortos em um contêiner frigorífico que vinha do porto belga de Zeebrugge.

Como afirma o jornal britânico The Guardian, “motoristas de caminhão estão cada vez mais relutantes em dirigir para o Reino Unido porque correm o risco de pagar multas de 2.000 libras (10.300 reais) por pessoa encontrada ilegalmente a bordo”.

Porta-voz da Federação de Transportadores da Bélgica, Isabelle De Maegt, disse que os imigrantes têm se escondido em veículos refrigerados porque acreditam que ali não serão detectados.

Segundo a emissora belga VRT, ainda nesta quarta-feira também foram localizados sete imigrantes que tinham se escondido em um caminhão de conservas em Pervijze, no noroeste do país.

Artigo anteriorApós críticas ao exame, governo Bolsonaro promete Enem “neutro”
Próximo artigoMP intima mulher por excluir paciente de grupo de WhatsApp