As Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) realizou, na segunda-feira (18/10), no quartel do Comando de Policiamento Especializado (CPE), localizado no conjunto Dom Pedro, zona centro-oeste, solenidade de encerramento do 8º Curso de Operações Rocam – COR 2021, oferecido pela corporação a militares da ativa e coirmãs. 

O curso que teve duração de 60 dias, iniciou com 93 inscritos e, após exames médicos e testes de aptidão física e habilidades específicas, foram matriculados 45 alunos. 

Sendo que ao final, somente 13 conseguiram concluir o treinamento que habilita ao serviço desempenhado pela tropa especializada.

Dentre os concludentes, dois eram policiais rodoviários federais e os demais policiais da PMAM.

Sobre a Rocam

O 2º Batalhão de Policiamento de Choque – Batalhão Rondas Ostensivas Cândido Mariano é o nome oficial da unidade, com origem em 1993. Naquele ano, a tropa era composta por militares do então Grupamento de Ações Táticas Especiais (Gate).
 
Em 1997, Manaus assistia ao crescimento dos casos de roubos e de latrocínios aos motoristas de táxi. Para combater a incidência alta dos crimes, foi criado dentro do Batalhão de Policiamento Especial (BPE), a Companhia de Rocam, específica e independente das demais unidades do batalhão.
 
Em julho de 2002, alinhando-se à política nacional de segurança pública, a PMAM realizou uma nova estruturação organizacional e, desta forma, criou o Comando de Policiamento Especializado. Como resultado, desliga a Rocam da Companhia de Polícia de Choque, causando a nova configuração da unidade que perdura atualmente.

Artigo anteriorPMAM recupera 12 veículos roubados, em Manaus
Próximo artigoMourão sobre auxílio: Guedes sempre se preocupa com algo fora do teto