Duas grandes operações foram deflagradas na manhã de sexta-feira (29/11) pelas Polícias Civil e Militar, sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), em Manaus, com o objetivo de sufocar o mercado de receptação de celular e desmanche de veículos com restrição de roubo e furto. Quatro pessoas foram presas nos bairros da Cachoerinha, zona sul, e Novo Aleixo, zona norte, envolvidas em crimes de receptação de celular, clonagem de veículo e posse ilegal de arma de fogo.
O titular da SSP-AM, coronel Louismar Bonates, disse que a ação integrada também faz parte da operação “Natal da Paz”, que visa intensificar o combate a crimes como roubo e furto durante o período festivo de fim de ano. “O nosso objetivo é que a gente consiga reduzir bastante ou zerar essa questão de roubos e furtos de celulares”, explicou Bonates.
Focada no combate à receptação de celular roubado, a operação Off-line III fiscalizou pontos comerciais do bairro Novo Aleixo, alvos de denúncia. Em outra ponta, equipes policiais fiscalizavam oficinas denunciadas por desmanche de veículos, também na zona norte. Os trabalhos foram coordenados pelo secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ayrton Norte, e o delegado-geral da Polícia Civil, Lázaro Ramos.
O comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel Ayrton Norte, informou ainda que o efetivo de policiais militares durante essas operações também está maior. “Nós aumentamos a capacidade de efetivo na operação Catraca, na operação Natal da Paz, que está em todas as zonas de Manaus, atendendo ao comércio até a última loja fechar. E aumentamos a capacidade operativa também nos estabelecimentos comerciais”, enfatizou o comandante.
Como parte da operação, equipes da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (Derfv) prenderam um homem responsável por exportar veículos de luxo clonados. Luis Fernando Moraes, 31, foi preso em cumprimento a um mandado judicial após as investigações descobriram que ele recebia, em Manaus, automóveis clonados em Estados do Sul e os remetia a outros países. Um veículo, avaliado em R$ 170 mil, foi recuperado.
Resultado de investigações policiais e denúncias, as operações para coibir os roubos e furtos de veículos e telefones celulares visam inibir o roubo, sufocando o mercado de receptação, que alimenta os crimes na ponta. Dezenas de oficinas mecânicas de conserto de veículos e de revenda de celulares foram abordadas.
Ao todo, foram coletados para verificação 157 telefones celulares. Outros seis aparelhos foram apreendidos e, por possuírem restrição de roubo identificada através do IMEI, resultaram em duas prisões em flagrante por receptação.
Ainda durante a operação, equipes policiais prenderam um homem identificado como Romário Alves dos Santos portando por um revólver calibre 38, com numeração suprimida e cinco munições intactas. A prisão em cumprimento a um mandado judicial de busca e apreensão ocorreu na rua Nova Olinda, no Novo Aleixo.
Operação Off-line – Esta foi a terceira edição da operação Off-line com abordagens a zonas comerciais denunciadas como pontos de venda de celulares provenientes de roubo. A ação é complementar ao trabalho de combate aos roubos nos ônibus do transporte coletivo.
Em duas edições anteriores da Off-line, ocorridas no Centro e no Mutirão, cerca de 1,2 mil telefones sem documentação fiscal de propriedade foram apreendidos.
O delegado-geral adjunto, Orlando Amaral, afirmou que as operações continuarão sendo intensificadas. “Esses desdobramentos de operações vão ocorrer até o final do ano e, a partir do ano que vem, vamos ver outras maneiras de agir. São operações que hoje estão aqui nesta zona (norte), mas que se estenderão por toda a cidade”, disse Amaral.

 

 

Artigo anteriorPolícia Civil prende homem por tráfico de drogas, em Maués
Próximo artigoLeonardo DiCaprio rebate acusação de Bolsonaro sobre queimadas