O clima junino tomou conta do espaço provisório instalado no Centro de Convivência do Idoso (Ceci), no bairro Aparecida, zona Sul, nesta segunda-feira, 29/6. Aproximadamente 250 pessoas em situação de rua participaram da programação especial realizada em conjunto com a Prefeitura de Manaus, governo do Amazonas e Organizações da Sociedade Civil (Oscs).

O amplo salão do espaço foi ornamentado e a trilha sonora, assim como as comidas, eram típicas dos festejos juninos, como bolos, mingaus e outras guloseimas. Essas ações se somaram às já realizadas diariamente, como a distribuição de almoço e higienização. A programação seguiu a recomendação de segurança e proteção evitando aglomeração.

A atividade teve o objetivo de levar lazer e descontração para os usuários do serviço realizado no Ceci, como destacou a coordenadora do ponto de apoio às pessoas em situação de rua no Ceci, pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Clícia Lima.

“Diante deste momento em que estamos passando na pandemia, em que não podemos estar juntos, resolvemos realizar esse momento festivo para eles com a oferta de guloseimas e comemorando o Dia de São Pedro. Eles primeiro fazem a refeição e em seguida recebem o kit contendo todas essas guloseimas”, explicou.

Há um mês fazendo uso do serviço no Ceci, Bárbara Rubrán, 59, falou sobre a ação realizada nesta segunda. “A gente se sente muito prestigiada e honrada por essa ação desenvolvida pela prefeitura e pelo Estado. Nós que somos de rua, somos muito marginalizados, mas nem todo mundo é bandido. Ficamos muito felizes e agradecidos”.

Em situação de rua há dois anos, Cristiano Nascimento, 32, se mostrou satisfeito com a ação. “Todo mundo gostou, foi muito bom. Além do almoço, vamos ter mais uma refeição. Já ajuda bastante”, contou.

Artigo anteriorCientistas chineses identificam novo vírus da gripe em porcos
Próximo artigoMulher de Queiroz avalia fazer delação premiada antes de se entregar