Muitos segurados que estão próximos da concessão da aposentadoria ou mesmo os que já estão aposentados cogitam a possibilidade de voltar ou continuar trabalhando, contudo, sempre surge aquela dúvida “será que posso me aposentar e continuar trabalhando ou perco meu benefício?”. Essa é uma dúvida clássica e merece ser respondida de forma clara.

Em partes pode se dizer que sim, e isso é importante que o segurado saiba, pois, existem casos em que o segurado pode trabalhar normalmente de carteira assinada e existem outros casos em que o aposentado NÃO pode voltar ao trabalho.

Para ficar mais claro, vamos falar das três situações onde o aposentado não pode trabalhar, se o seu benefício não é nenhum destes três, será possível exercer atividade remunerada e continuar recebendo a aposentadoria sem problema algum.

Aposentadoria por invalidez — O segurado que recebe esse benefício em hipótese alguma pode voltar ao trabalho, afinal, essa aposentadoria é concedida para quem está incapaz de trabalhar, sendo assim, caso o segurado volte ao trabalho a aposentadoria por invalidez é imediatamente cancelada, tendo em vista que agora o segurado tem condições plenas de exercer atividade.

Aposentadoria especial — No caso da aposentadoria especial, o segurado até pode continuar trabalhando, desde que não seja em atividades insalubres ou perigosas. Ou seja, em condições que podem causar prejuízos à sua saúde e integridade física. Assim o segurado só pode exercer atividades comuns, e que não tenha contato com condições insalubres ou periculosas.

Trabalhador que é servidor público estatutário O servidor público estatutário tem como extinto o seu trabalho automaticamente assim que se aposentam.

Demais aposentadorias — Nos demais casos é possível trabalhar de carteira assinada, ou como autônomo ou ainda abrir um CNPJ MEI e se formalizar como Microempreendedor Individual). (Jornal Contábil)

Artigo anteriorConheça três tendências digitais para o futuro da educação
Próximo artigoPrefeitura atende moradores e muda sentido de rua no bairro Cidade de Deus