Estarão abertas a partir desta quinta-feira, 17, as inscrições para o 2° Curso de Capacitação em Educação Física Adaptada. Os interessados podem se dirigir ao Complexo Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo, sala 3 (coordenação dos jogos adaptados), localizado na rua da Penetração, s/nº, Parque Dez de Novembro, Vila Amazonas, zona Centro-Sul, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h.As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de julho para o preenchimento de 300 vagas.

O curso é realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e ocorrerá de 4 a 8 de agosto como uma das ações do projeto Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas). O objetivo é formar profissionais preparados para enfrentar os desafios de educar crianças com deficiências por meio do esporte adaptado. A qualificação será destinada a 300 professores de Educação Física, assim como professores que trabalham nas salas de recursos de alunos inclusos na rede de ensino.

Os professores de Educação Física, que trabalham com a educação inclusa, participarão dos cursos de basquetebol em cadeiras de rodas, voleibol sentado, atletismo e bocha. Já os educadores da Semed terão dois cursos específicos: jogos recreativos adaptados e golbol.

O primeiro curso, realizado em fevereiro deste ano, contou com a participação de 65 profissionais de educação física. Com a parceria entre a Semed e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CBP), o número de inscrições passou para 300 vagas, devido ao sucesso alcançado da primeira edição realizada em Manaus.

“Nós convidamos todos os interessados a participarem do curso porque são 300 vagas disponíveis. É um momento especial, pois vamos poder aprender com o Comitê Paralímpico Brasileiro sobre como trabalhar um pouco mais com as pessoas com deficiência.”, comentou a coordenadora do Jaavas, Shirley Amaral, responsável pelo curso.

“Nós entramos em contato com o CPB, por meio da professora Rosicler Ravache, que veio no primeiro curso. O professor de educação física tem de conhecer um pouco mais sobre o esporte adaptado, a pessoa com deficiência. Essa foi uma necessidade, que encontramos nos assessoramentos que realizamos na rede”, concluiu.

No ato da inscrição, é necessário que o educador apresente o contracheque, número da matrícula e carteira de identidade. Outras informações podem ser obtidas pelos números 3216-7083 ou 9350-1847 (Shirley Amaral).

Palestrantes

O curso será ministrado por profissionais capacitados, pertencentes ao Comitê Paralímpico Brasileiro. Um dos palestrantes será o professor e Doutor Alberto Martins da Costa, coordenador geral da Academia Paralímpica Brasileira, responsável pela parte do curso no primeiro dia e aspectos gerais da classificação funcional. A professora Dra. Rosicler Ravache, técnica de atletismo e coordenadora dos cursos de formação de atletismo paraolímpico do CPB e o presidente da Confederação Brasileira de Volei Paralímpico, Amaury Ribeiro, com a modalidade de vôlei sentado, também estarão presentes no curso além de outros profissionais.

Artigo anteriorComprador que desiste do imóvel deve ser restituído de forma justa
Próximo artigoRebecca Garcia faz caminhada na Feira do Mutirão