Foto: Semsa / Divulgação
Compartilhe

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizará a cerimônia oficial de abertura do “Janeiro Roxo”, campanha de prevenção e controle da hanseníase, nesta quinta-feira, 13/1. A programação será realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) José Figliuolo, no bairro Lago Azul, zona Norte de Manaus, às 9h.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, explica que a cerimônia é uma das atividades organizadas pela Semsa, no mês de janeiro, para alertar a população sobre a hanseníase e reforçar a importância do diagnóstico precoce.

“A campanha foi iniciada na rede municipal no dia 3 de janeiro e até o final do mês as equipes de saúde irão desenvolver diversas ações, com atividades de educação em saúde e intensificação da oferta de exames dermatológicos para o diagnóstico da doença”, informa Shádia Fraxe.

A chefe do Núcleo de Controle da Hanseníase da Semsa, enfermeira Ingrid Simone Alves dos Santos, lembra que foi realizada uma mobilização entre os dias 3 e 11 de janeiro, quando ocorreu uma busca ativa de possíveis casos suspeitos de hanseníase nos bairros com maior incidência da doença em Manaus.

“O trabalho foi feito com o apoio de agentes comunitários de saúde, com aplicação de questionário em entrevistas com moradores dos bairros. As unidades de saúde já estão avaliando os resultados e agendando as consultas, para que uma equipe multidisciplinar possa avaliar os casos suspeitos identificados e fechar diagnóstico”, destaca Ingrid.

Registros

Em 2021, o município de Manaus registrou cem casos novos de hanseníase (sete em menores de 15 anos), com aumento de 44,29% quando comparado aos registros de 2020 e redução de 15,83% em relação ao ano de 2019.

Em 2021, a taxa de abandono do tratamento ficou em 2,25%, a menor dos últimos 20 anos em Manaus. A proporção de cura foi de 93,26%, ultrapassando a meta do Ministério da Saúde, que é de atingir 90% de cura entre os casos diagnosticados.

#Saúde #PrefeituradeManaus #Hanseníase #Manaus #Semsa #UBS #Tratamento


Compartilhe