A 1ª edição do Manaus 24h Bike Race, teve início no sábado (26)  e integra o “Viradão Esportivo” em homenagem ao aniversário de 350 anos da cidade. A competição é uma realização da Prefeitura de Manaus em parceria com a Federação de Ciclismo Amazonense (Feciclam).

A Manaus 24h Bike Race teve largada oficial às 17h30, no condomínio Alphaville, e seguirá até o mesmo horário deste domingo, 27/10. Os 150 ciclistas inscritos tem como desafio, pedalar por 24 horas sem parar em um circuito de aproximadamente nove quilômetros.

A corrida começou a ser idealizada no ano passado, quando o prefeito Arthur Virgílio Neto, que sempre foi adepto ao esporte, lançou o desafio de realizar uma prova de 24 horas de ciclismo, como destacou o secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), João Carlos Mello.

“Durante a corrida pedestre Cidade de Manaus de 2018, o prefeito Arthur Neto lançou esse desafio e nós começamos a nos mobilizar. É uma grande satisfação e alegria podermos ver esse grupo de esportistas que representa todo o ciclismo de Manaus e do Amazonas competindo 24 horas de bicicleta. Isso é uma sinalização muito importante para a sociedade para cuidarmos da nossa saúde, por meio da prática do esporte”, destacou o secretário João Carlos Mello, da Semjel.

A prova está sendo disputada nas categorias solo, dupla, quarteto e sexteto. São 8 quilômetros dentro da área de mata do condomínio Alphaville, sinalizada e orientada por agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU-Trânsito).

“É um circuito com três rotatórias, quatro curvas de 90 graus, algumas subidas e alguns falsos planos. É um lugar que todo mundo já conhece, a grande maioria treina aqui e é um circuito fechado, com o apoio do IMMU, Guarda Municipal e da Polícia Militar. A gente tem certeza de que o andamento da prova vai ser legal até o momento da chegada neste domingo”, ressaltou o presidente da Feciclam, Juliano Macanoni.

Há seis anos participando de provas ciclísticas, Raquel Mustafá, 36, disputa a Manaus 24h Bike Race na categoria de grupo. Durante as 24 horas de prova ela vai revezar o pedal com mais cinco atletas. Os campeões serão premiados com troféus, medalhas e prêmios, mas para Raquel as premiações podem ficar em segundo plano.

“A prefeitura está de parabéns pela iniciativa da divulgação do esporte e espero que todos se divirtam durante o evento e que todos os atletas tenham como recompensa não só a medalha, mas o prazer de se superar”, pontuou a atleta.

Para passar um dia inteiro pedalando, o atleta precisa ter uma boa preparação física, mas como ressaltou o ciclista Whide Barbosa, 30, além do corpo, a cabeça do competidor precisa estar preparada.

“Esse tipo de prova é 50% psicológica e 50% física. A gente se prepara durante meses com alimentação e trabalhando o psicológico, descansando, pois sabemos que é uma prova longa e que vai exigir bastante de cada competidor”, finalizou o ciclista.

A primeira edição do Manaus 24h Bike Race servirá como piloto para as próximas edições.

Artigo anteriorCI analisa projeto que proíbe corte de água antes de três meses de atraso
Próximo artigoLutador irlandês McGregor anuncia planos de voltar ao UFC em janeiro