Mais de 76 mil alunos da Prefeitura de Manaus, da 3ª e 4ª fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do 3º, 5º, 7º e 9º anos do ensino fundamental e do Projeto Itinerante, participaram na terça-feira, 8/10, e quarta-feira, 09/10, da 3ª Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE). A prova foi aplicada em 359 unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A ADE é uma avaliação interna realizada com alunos dos 3°, 5°, 6° e 9° anos do ensino fundamental, nos moldes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), prova nacional que compõe a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A ação é coordenada pela Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM) da Semed e busca avaliar as habilidades e competências desenvolvidas pelos estudantes nos componentes curriculares de língua portuguesa e matemática. 

A 1ª prova da ADE foi realizado no dia 17/4, em 356 escolas municipais, com total de 70.629 alunos do 3º, 5º, 7º e 9º anos do ensino fundamental. Já a 2ª ocorreu no dia 17/7, com a participação de 76.455 alunos do 3º, 5º, 7º e 9º anos, da 3ª e 4ª fase da EJA e do Projeto Itinerante.

A chefe da DAM da Semed, Núbia Breves, disse que espera bons resultados. “A expectativa é muito grande, até porque a gente já vem trabalhando durante o ano todo. Esta terceira ADE vem culminar em um trabalho mais efetivo, demonstrar as intervenções que foram feitas na primeira e segunda prova para que essa terceira venha corrigir todas as incongruências que aconteceram”, finalizou.

Avaliação

A Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul contou com a participação de aproximadamente 18 mil alunos de 41 unidades de ensino do 3º e 5º ano do ensino fundamental. Para Núbia Souza, assessora de gestão da divisão, houve toda uma preparação de apoio às escolas para realização da prova.

“Esta é a última avaliação para justamente nós acompanharmos esses alunos e prepará-los para prova do Saeb. Além dessa preparação, a gente verifica a questão do aprendizado dos alunos, ou seja, o que aprendeu ao longo dos bimestres. A prova vem para verificarmos o percentual de acertos e erros”, disse.

A escola municipal Hahnemann Barcelar, no Parque das Nações, bairro Flores, zona Sul, contou com a presença de 258 alunos do 3º e 5º ano. Segundo a diretora da escola, Rosena Poinho de Oliveira, na 1ª ADE a escola teve 68,7% de acertos e na 2ª prova 67,6%.

“Nós fizemos os estudos com perguntas de preparação para buscar o percentual da nossa meta. Esperamos que as crianças consigam dar o resultado que é esperado pela escola, junto com a Semed e a nossa divisão”, comentou.

Aproximadamente 180 alunos, do 3º e 5º ano do ensino fundamental, da escola municipal Maria Lira Pereira, bairro Petrópolis, participaram da 3ª prova da ADE. Com média de 8,5 em português e 9,5 em matemática na 2ª prova, a aluna do 5º ano, Geysyane Monteiro Artiagas, 11, do turno matutino, espera melhorar as notas.

“Eu tinha muitas dificuldades em alguns assuntos como substantivo e adjetivo, mas a professora nos ensinou e nos preparou. Estudei mais em casa matemática, mas acho que fui bem nessa prova de hoje, porque foi fácil”, citou.

Artigo anteriorBolsonaro monta “estratégia” para sair do PSL, diz advogada
Próximo artigoAlunas da rede estadual participam do encontro nacional “Mind the Gap Brasil 2019”, promovido pelo Google