A Prefeitura de Manaus por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na quinta-feira, 23/9, o encontro formativo “Traçados e Trajetos: a Profissionalidade Docente em Creche” com as professoras que atuam na creche Maria do Perpétuo Socorro Pereira (Peta), no Conjunto Águas Claras, bairro Novo Aleixo, zona Norte. O encontro é coordenado pela Gerência de Creches e tem o objetivo de manter um diálogo reflexivo quanto à prática docente e o desenvolvimento das crianças até 3 anos de idade.

Participaram do encontro 26 educadoras, entre professoras, diretora, pedagoga e assessoras. Para a gerente de Creches, Wissilene Brandão, o encontro é uma forma, também, de aproximação com as professoras novatas das creches em uma dinâmica de estudos. 

“A proposta do prefeito David Almeida e do secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, é oferecer uma oportunidade aos professores que já têm experiências com creches e rever alguns conceitos e cenários voltados para esse atendimento. E para as novatas na rede municipal, oferecemos alguns cenários sobre os estudos mais recentes da neurociência, que fortalece a importância de oferecer uma educação infantil de qualidade, focando no protagonismo da criança e no desenvolvimento da competência e habilidade de cada uma, por meio de jogos e brincadeiras”, explicou Wissilene.

Os estudos incluem reflexões sobre o currículo da educação infantil, que abordam temas como cuidar e educar; saúde e bem-estar; engajamento familiar; direitos de aprendizagem; campos de experiência e documentação pedagógica.

De acordo com a gestora da creche, Kátia Castro, esse é um momento de abertura de diálogo, onde toda a equipe docente pode aprender uma com as outras. “O que temos aqui é uma abertura de diálogos. Todos podem tirar dúvidas, conversar, debater assuntos que já foram vividos, mas que quando é visto pela segunda vez, torna-se mais esclarecedor, além de abordar assuntos que ainda não tínhamos nos deparado. Esses encontros são muito válidos para as nossas práticas com as crianças”, afirmou a diretora.

Ao fim do encontro, as professoras compartilharam as experiências vividas, expectativas, frustrações, medos, anseios e aprendizagens.

Para a professora Elane da Silva Batista, do Maternal 1, o momento de estudo contribui para compartilhar e fortalecer o currículo pedagógico nas creches. “Esse encontro amplia o nosso conhecimento sobre o currículo pedagógico e como torná-lo dinâmico dentro das creches. Fortalece o nosso conhecimento e compartilha as nossas ações, faz a gente olhar para o nosso eu e perguntar qual tipo de criança queremos formar, levando em consideração a infância que cada uma vive”, disse Elane.

Artigo anteriorEm Manaus, vacinação segue nesta sexta-feira com 40 pontos da prefeitura espalhados pela cidade  
Próximo artigo“Alívio”, diz irmã da vítima após condenação do 1º feminicídio cometido por mulher