A Prefeitura de Manaus emitiu 1.544 Certidões de Endereço só em 2019. O documento, expedido pela Gerência de Mobilidade Urbana (GMU) do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), tem a primeira via gratuita e é necessário para pessoas físicas e jurídicas que precisam comprovar a oficialidade do seu local de residência.

Nos últimos anos, com investimento em modernização e ferramentas de eficiência em gestão, o instituto conseguiu reduzir o tempo para emissão do documento. Em 2015, por exemplo, o prazo médio para receber a certidão era de até 20 dias. Atualmente, em até 48 horas o requerente tem a certidão emitida.

A certidão é um documento legal que oficializa o endereço do imóvel na cidade, conforme lei vigente. Quem precisa da comprovação, deve comparecer ao atendimento no Implurb, na sede da Prefeitura de Manaus, avenida Brasil, 2.971, bairro Compensa, zona Oeste, das 8h às 15h30, sem intervalo para almoço.

Para solicitar a certidão, é preciso apresentar requerimento padrão específico da Certidão de Endereço; documentos que identifiquem a matrícula do IPTU; contrato de compra e venda ou outro documento que comprove a posse do imóvel; comprovante de residência; croqui de localização (pode ser feito à mão); contrato de locação, quando for imóvel alugado; contrato social, quando se tratar de empresa. Os documentos devem originais ou cópias autenticadas.

Aos interessados, mais informações podem ser acessadas no site do instituto, no item 2.0 Certidão de endereço, no tópico “Lista de documentos”, pelo http://implurb.manaus.am.gov.br/.

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