Com aproximadamente 8 toneladas de retirada de lixo, por ação, a coleta de resíduos sólidos em comunidades ribeirinhas é um dos serviços permanentes da Prefeitura de Manaus. A atividade, coordenada pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), ocorre semanalmente em diferentes localidades. Na ultima sexta-feira (21), uma balsa com sete agentes de limpeza percorreu, pelo menos, oito comunidades, para realizar o serviço.

Os pontos atendidos foram praia da Lua (a 23 quilômetros da capital), Abelha (Tarumã-Mirim), Nossa Senhora de Fátima (Tarumã-Mirim), Ebenézer (Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé), São Sebastião (Tarumã-Mirim), Agrovila (à margem direita do Tarumã-Mirim), Julião e Nossa Senhora do Livramento (RDS Tupé).

A ação ocorre uma vez por semana, normalmente às sextas-feiras, com uma embarcação saindo do porto Trairi, na avenida Padre Agostinho Caballero Martin, nº 2.101, bairro Compensa, zona Oeste da cidade. Ao todo, são 13 pontos de coleta entre praias e comunidades.

Altemar Alcântara/ Semcom

Somente no primeiro semestre de 2020, foram coletadas 227 toneladas de resíduos nas comunidades. De acordo com o supervisor das balsas da Semulsp, Marlon Chagas, o serviço ocupa praticamente os dois turnos de um dia, sendo manhã e tarde, com equipes empenhadas no serviço.

“É um trabalho constante e árduo. Após a coleta, a balsa menor retorna com o lixo para o porto e então ele é colocado na balsa grande. Depois disso, colocamos nas caçambas e encaminhamos para o aterro municipal. Todo tipo de lixo é encontrado por aqui, desde eletrodomésticos até pneus de trator, entre outros. As pessoas precisam ter essa consciência de que, jogar lixo em local inadequado, por menor que ele seja, prejudica a nossa própria saúde, assim como a dos animais”, finalizou.

Além dos pontos atendidos nesta sexta-feira, a prefeitura também atende, uma vez ao mês, a comunidade do Jaraqui, que fica a mais de quatro horas de balsa da área urbana.

Artigo anteriorEntenda como funcionam os principais hormônios na saúde da mulher
Próximo artigoKanaan sonha com vitória em Indy 500 neste domingo (23), mas já repensa despedida