A Prefeitura de Manaus, por meio da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), o governo do Amazonas, representado pelo Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) e do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) assinaram nesta quarta-feira, 21/7, um acordo de cooperação técnica com a Águas de Manaus, que tem como objetivo dar maior transparência nas verificações dos hidrômetros.

A celebração da parceria foi realizada no laboratório de hidrometria, que funciona no complexo de produção de água da Ponta do Ismael, na Compensa, e contou com a presença do diretor-presidente da Ageman, Fábio Alho; do diretor-presidente do Ipem, Márcio André Oliveira Brito; do diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe; do diretor-presidente da Águas de Manaus, Thiago Terada e do diretor-executivo da concessionária, Diego Dal Magro.

O acordo vai facilitar as solicitações feitas pela população referentes às demandas registradas nos órgãos de defesa do consumidor ou diretamente na concessionária, tornando o processo mais ágil e eficiente, bem como os instrumentos que deverão ser encaminhados diretamente para a realização de perícias.

Fotos – Divulgação / Ageman

A nova medida também reforçará as garantias que os consumidores já possuem durante o processo. Com a parceria envolvendo a concessionária, o Procon-AM também receberá do Ipem-AM os resultados das perícias que comprovem eventuais falhas, evitando assim que o consumidor seja lesado. Caberá à Ageman atuar como interveniente.

“A cobrança indevida nas contas de água é um dos casos mais demandados pela nossa Ouvidoria e esse termo de cooperação com todas essas entidades vem somar com a resolutividade dessas ações, pois garantirá mais segurança na prestação do serviço para o usuário e o fortalecimento das ações, que visam acima de tudo assegurar a confidencialidade ao cidadão atendido pelo abastecimento de água tratada. Essa tem sido a orientação do prefeito David Almeida, preocupado sempre em garantir aos munícipes a boa prestação dos serviços da Prefeitura de Manaus”, enfatizou Fábio Alho.

Para o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, o acordo de cooperação vai proporcionar mais transparência aos usuários na apuração das reclamações.

“Estamos assinando mais um acordo de cooperação, que sem dúvida alguma trará benefícios irreversíveis ao consumidor manauara. O objetivo e os usuários do serviço da concessionária de água que procurarem o Procon-Am tenham não só seus direitos resguardados, mas o mais importante, transparência nessa relação. As reclamações que chegam em relação à empresa são, em sua maioria, prontamente resolvidas e assim fortalecemos o Procon como intermediador dessa relação. Os contadores que forem contestados serão encaminhados à perícia pelo Ipem e assim poderemos garantir justiça, privilegiando o bom consumidor”, afirma o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe.

O diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito, informou que no prazo de 60 dias o órgão fará a migração do laboratório de hidrometria, que passará a funcionar nas instalações do próprio órgão. “O novo laboratório é fruto desse acordo, que contará com toda estrutura e padrões necessários para a garantia dos resultados das perícias. A orientação do nosso governador Wilson Lima é que possamos dar maior transparência nas verificações dos hidrômetros e facilitar o acesso aos resultados das perícias, garantindo que o consumidor seja cobrado de forma justa e não tenha prejuízo na sua fatura”, disse Márcio Brito.

Atualmente, a concessionária Águas de Manaus realiza uma média de 50 testes de aferição por mês. Os testes são divididos em três etapas e os clientes que solicitam o serviço podem acompanhar todo o processo. Técnicos do Ipem-AM também participam dos ensaios e um laudo é gerado. No ano passado, um valor inferior a 2% dos hidrômetros testados apresentou problemas, que muitas vezes, estão relacionados ao tempo de utilização, local de instalação ou defeito de fabricação. Quando isso acontece, a concessionária corrige a situação e dá todo suporte necessário ao cliente.

Para o diretor-presidente da Águas de Manaus, Thiago Terada, o acordo de cooperação técnica vem de encontro à postura da concessionária de ter uma melhor relação com a cidade. ”A Águas de Manaus é uma empresa que busca constantemente a melhoria de seus serviços. Estamos sempre dispostos a propor soluções para qualquer tipo de demanda de nossos clientes. As parcerias com órgãos de defesa do consumidor, como o acordo de cooperação que assinamos hoje com o Ipem-AM, nos ajudam a construir uma relação mais transparente com a cidade, beneficiando a população em geral”, observou Thiago Terada.

Atendimento aos consumidores 

Para solicitar o serviço de verificação de hidrômetros, os consumidores devem entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM, por meio do telefone 0800 092 2020, ou no fale conosco disponível no site: www.ipem.am.gov.br. O órgão está localizado na avenida Governador Danilo Areosa e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Os consumidores também podem se dirigir, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, a um dos “Espaços do Consumidor”, localizados nos Prontos Atendimentos aos Cidadãos (PACs), Parque 10, nas instalações do shopping Parque 10 Mall e PAC Leste, no shopping Cidade Leste.

O atendimento do Procon-AM é realizado de segunda a sexta, das 8h às 14h, na sede do órgão, localizada na avenida André Araújo, 1.500, bairro Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus.

Os usuários do serviço de abastecimento de água tratada podem ainda procurar a Ouvidoria da Ageman no 0800-092-3511 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h), no WhatsApp 98842-5821, no site www.ageman.manaus.am.gov.br /ouvidoria e redes sociais da Ageman.

A concessionária Águas de Manaus também está à disposição dos clientes em seus canais oficiais de relacionamento, que funcionam 24h por dia. São eles: SAC 0800-092-0195, WhatsApp 98264-0464, site aguasdemanaus.com.br e aplicativo Águas APP.

Hidrômetro é um instrumento utilizado para medir e registrar o volume de água consumido por um imóvel, residencial ou comercial. Por se tratar de um instrumento regulamentado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o mesmo precisa ser verificado periodicamente pelo Ipem-AM.

Artigo anteriorFesta da imunização: DJ anima abertura do mutirão Vacina Amazonas
Próximo artigoNego do Borel é indiciado por violência doméstica contra ex-namorada