A Prefeitura de Manaus realizará, nos dias 29 e 30/10, a 1ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat) da Manaus Previdência. As atividades acontecerão na sede autarquia, na av. Constantino Nery, nº 2.480, Chapada, zona Centro-Sul, no turno matutino.

“A Sipat vem para contribuir para a conscientização dos servidores e a difusão do conhecimento. A segurança no local de trabalho é importante para evitar acidentes, inclusive, aqueles que podem resultar no afastamento de um servidor por um tempo considerável de suas atividades”, destacou a diretora-presidente da Manaus Previdência, Daniela Benayon.

A I Sipat da Previdência municipal atende a Portaria nº 3.214, NR-5, do Ministério do Trabalho, que especifica sobre a necessidade e a frequência anual do evento, por meio de condutas simples, como o uso de equipamentos, fiscalização, entre outras medidas. Acontecerá em dois dias, com a mesma programação, mas com turmas diferentes, a fim de que todos os servidores do órgão participem da atividade.

O evento está sob a responsabilidade do Setor de Gestão de Pessoas (SGEP) da Manaus Previdência, com apoio da estagiária de Segurança de Trabalho, Kezia Ralph, supervisionada pela presidência da Comissão Permanente de Periculosidade e Insalubridade (CPPI) da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), e que auxilia a Previdência nas ações de Saúde e Segurança na autarquia.

Conforme Ralph, as atividades contam com duas palestras. A primeira, “Acidente de trabalho e doenças ocupacionais”, vai ser exposta por dois profissionais: o engenheiro de Segurança do Trabalho, Cleves Bruce, e o médico do Trabalho Davi Miranda. Ambos, membros da Comissão Permanente de Periculosidade e Insalubridade (CPPI) da Semad.

A segunda, “Acidentes por intoxicação, fraturas, entorses e luxações”, ficará a cargo de membros da Equipe Alfa, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que também farão simulações sobre as situações que podem resultar em acidentes.

Artigo anteriorConsultora amazonense integra aplicativo referência em coloração pessoal no Brasil
Próximo artigoRapaz que pichou prédio terá que doar um salário mínimo a uma ONG