Prefeitura de Manaus realizou nesta última semana de julho, o “Circuito Motor Julino”, na escola municipal João Chrysóstomo de Oliveira, bairro São José 2, zona Leste. O evento envolveu as crianças do bloco pedagógico, 1º ao 3º ano do ensino fundamental, com brincadeiras tradicionais de festas juninas ou julinas adaptadas, com o objetivo de desenvolver a motricidade (coordenação motora) grossa e fina dos alunos. A unidade atende 640 estudantes do 1º ao 5º ano.

A unidade de ensino montou um circuito com pescaria, pula-fogueira, boca do palhaço, argolas, corrida do saco e pau de sebo, que foram em estações, em que todos os alunos puderam brincar.

Fotos – João Viana/Semcom

De acordo com a gestora da unidade, Tânia Taita, o circuito envolve o lado pedagógico, além de resgatar brincadeiras tradicionais realizadas na época das festas juninas. “Nós adaptamos as brincadeiras para que as crianças do bloco pedagógico pudessem participar. Todas as atividades foram pensadas e organizadas visando ao lado educacional, desenvolvendo a motricidade”, explicou Tânia.

Fotos – João Viana/Semcom

O projeto foi criado para resgatar as brincadeiras tradicionais do período julino e proporcionar às crianças um momento de lazer. “Criamos esse projeto pensando no lado psicossocial das crianças, onde resgatamos várias brincadeiras tradicionais, já que elas ficaram tanto tempo trancadas em casa por conta da pandemia”, informou a professora de educação física Jaqueline Siza.

A aluna Rebeca Nicole Costa, 6, destacou a felicidade de participar das brincadeiras. “Estava com muita saudade de brincar com os meus amigos. Eu gostei muito da pescaria e queria que tivesse sempre aqui na escola”, completou.

Artigo anteriorSinésio Campos propõe emenda à Associação de Terapeutas Corporais Holísticos e Associados do Amazonas
Próximo artigoSimaria relembra pausa na carreira: ‘Ou eu parava ou eu ia morrer’