Prefeitura de Manaus realizou, nesta segunda-feira, 20/9, a 1ª Feira de Programas e Projetos integrantes do Plano do Governo Municipal, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, na avenida Constantino Nery, bairro Flores, zona Centro-Sul. A programação foi organizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Subsecretaria de Gestão Educacional, do Departamento de Gestão Educacional (Dege) e da Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage). As ações visam garantir a implementação de programas e projetos de qualidade nas escolas, no intuito de apoiar a melhoria da gestão escolar e, consequentemente, o desempenho dos estudantes.

O evento contou com estandes dos dez projetos realizados na rede municipal de ensino e ainda com a participação das instituições parceiras como o Uninorte, Fametro, Estácio de Sá, Universidade Paulista (Unip), Centro de Integração Empresa e Escola (CIEE), Polícia Militar Ambiental e Instituto Batista Ida Nelson.

O objetivo é divulgar aos setores da sede da Semed e gestores escolares os programas e projetos integrantes do Plano do Governo Municipal. O subsecretário municipal de Gestão Educacional, Carlos Guedelha, afirmou que o poder público cumpre com seu planejamento de buscar a melhoria na qualidade do processo de ensino-aprendizagem em toda a rede municipal.

“Cabe a nós, da Semed, fazer acontecer aquilo que o prefeito David Almeida prometeu em seu plano de governo, aquilo que ele firmou como estratégias, como ações do projeto. O prefeito tem a proposta de transformar Manaus em um lugar melhor para se viver, a partir da educação. Isso não é algo abstrato, mas concreto, e por meio dos projetos que estamos desenvolvendo, vamos fazer com que Manaus seja um lugar melhor de levar a educação a toda comunidade manauara”, afirmou.

Para a chefe da Dage, Rute Moreira, a feira tem uma importância relevante para mostrar aos educadores da rede sobre os programas e projetos que estão sendo desenvolvidos para a melhoria da aprendizagem em várias vertentes.

“A importância desse evento é porque esses projetos visam melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, e a educação como um todo. São projetos pedagógicos para trabalhar o ser humano na sua forma integral de maneira holística, porque nós sabemos que a pandemia trouxe grandes dificuldades para a educação. E esses projetos visam auxiliar a escola, os nossos alunos e a comunidade escolar como um todo”, completou.

Programas

O programa-piloto “Minha Escola Saudável”, que atua em 12 unidades de ensino de todas as zonas da cidade, atende alunos da educação infantil até a Educação de Jovens e Adultos (Eja), e, desde junho deste ano, conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). De acordo com a coordenadora, Jackeline Galdino, a equipe multidisciplinar é formada por profissionais de nutrição, educação física, psicologia, serviço social e pediatria.

“O programa visa levar para dentro das escolas, não somente para as crianças, mas para toda comunidade escolar, a importância da alimentação saudável prevenindo a obesidade e o diabetes. Nossa equipe é multidisciplinar e a intenção é expandir para que outras escolas sejam beneficiadas com essa ação. Nosso programa está junto com o ‘Educar pelo Esporte’, por isso, as 12 escolas selecionadas têm também esse projeto, porque está sendo visada a educação física de uma maneira prática e efetiva”, comentou.

O projeto-piloto que pertence ao Centro Municipal de Atendimento Sociopsicopedagógico (Cemasp), intitulado “Família na Escola é 10”, funciona em oito escolas municipais de todas as zonas, beneficiando alunos do 3º ano do ensino fundamental. A coordenadora Karla Menezes, destacou a importância do trabalho pedagógico nas unidades.

“A importância é conseguir trazer o pai para a escola, para contribuir no processo do filho dele de superar as dificuldades de aprendizagem que tem apresentado. É uma equipe multiprofissional do Cemasp, que dá o suporte e orientação, para que os pais ajudem seus filhos sobre as dificuldades que eles estão enfrentando”, contou.

Artigo anteriorBolsonaro repete na ONU defesa de remédios contra Covid sem eficácia comprovada
Próximo artigoPolícia Militar detém homem por tráfico de drogas em Envira