Em média 900 veículos de passeio e motocicletas estão sendo sanitizados diariamente, nas barreiras das rodovias AM-010 (Manaus – Itacoatiara) e BR-174 (Manaus-Porto Velho), pela Prefeitura de Manaus. A ação está entre as inúmeras medidas adotadas pelo prefeito David Almeida, no combate ao novo coronavírus, e ocorre diariamente, no horário das 7h às 19h, em cumprimento ao decreto estadual nº 43.303/2021, que determina restrição de circulação de pessoas pela cidade.

Além da sanitização, os condutores e demais ocupantes dos veículos também passam pela aferição de temperatura. Caso alguém apresente temperatura superior a 37.6º, a orientação é buscar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Serviço de Pronto Atendimento (SPA), para verificar a possível suspeita de Covid-19.

“Um dos objetivos das barreiras sanitárias, conforme as orientações do prefeito David Almeida, é o de controlar a entrada de pessoas que vem para a cidade, mas não imaginam que estejam com sintomas da Covid-19, e estão se expondo. Fazemos a aferição da temperatura dos condutores e passageiros dos veículos, com termômetros infravermelhos. Caso seja registrada a temperatura superior a 37.6º, a pessoa irá responder a um questionário e será orientada a procurar uma UBS ou SPA de imediato”, explica o responsável pela Defesa Civil, coronel Fernando Filho.

A sanitização dos veículos consiste na aplicação de quaternário de amônio, nas longarinas e nos pneus de carros e motocicletas. Segundo o coronel Fernando, em quatro dias de operações nenhum caso de suspeita de Covid-19 foi detectado até o momento.

Parceria

Os trabalhos tiveram início na última quarta-feira, 20/1, e estão sendo realizados em parceria entre a Defesa Civil, Guarda Municipal, secretarias municipais de Saúde (Semsa), Limpeza Urbana (Semulsp), Vigilância Sanitária municipal (Visa Manaus), e Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).

Além das sanitizações nas áreas de barreira, ações semelhantes estão sendo realizadas nos principais corredores viários de Manaus.

Artigo anteriorAmazonas recebe mais de 132 mil doses da vacina da AstraZeneca-Oxford e hoje deve chegar mais 44 mil
Próximo artigoEm Vitória, enfermeira será investigada após dizer que só tomou vacina para viajar – Confira o Vídeo