A avenida Nathan Xavier, no bairro Novo Aleixo, Zona Norte, recebeu uma recomposição da arborização do passeio público no domingo, 22/09. A ação marcou o encerramento das atividades da Semana da Árvore, realizado pela Prefeitura de Manaus, e contou com a parceria do movimento de ciclistas Pedala Manaus.

Feito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), o plantio também se deu em alusão ao Dia Mundial Sem Carro, 22/9, instituído para alertar sobre a redução de gases do efeito estufa gerados pela queima de combustível dos veículos e como forma de estimular o uso da bicicleta. O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e o Departamento Estadual de Transito (Detran-AM) também apoiaram a ação.

De Nova York, onde acompanha o prefeito Arthur Virgílio Neto e a presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, na Cúpula do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), o secretário da Semmas, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, destacou a preocupação ambiental da gestão do prefeito Arthur e a importância das ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população que vive na cidade.

“Ressalte-se aqui o quanto o prefeito tem representado a opinião dos povos da região amazônica e o quanto o pacto das cidades amazônicas tem repercutido mundialmente com os anseios dos governos locais e a necessidade de apoio para as ações de combate ao desmatamento e melhoria da qualidade ambiental das cidades”, observou Antonio Nelson. “Um exemplo desse esforço é o trabalho de arborização urbana da Prefeitura de Manaus e as ações feitas em parceria com a sociedade civil. Plantamos árvores e levamos à sociedade a essa reflexão sobre a importância de atitudes assim para a vida no planeta”, completou.

O diretor de Arborização e Sustentabilidade da Semmas, Deyvson Braga, destacou que o programa Arboriza Manaus vem desenvolvendo desde 2016 ações contínuas de plantio e manutenção de mudas de árvores em toda a cidade. De lá pra cá, já são mais de 34,7 mil novas árvores inseridas no contexto urbano, atendendo à determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto de reduzir o déficit de arborização nas vias e passeios públicos da capital do Amazonas.

“Encerramos uma semana intensa de atividades que contou com distribuição de mais de 2,5 mil mudas de espécies frutíferas, ornamentais e medicinais e a realização de plantio de mudas de árvores em áreas verdes e no corredor viário da cidade, que integra o projeto de requalificação ambiental do igarapé do Mindu”, afirmou Deyvson Braga.

O coordenador do Pedala Manaus, Paulo Aguiar, agradeceu a parceria e demonstrou interesse em participar e envolver cada vez mais os ciclistas em ações de arborização na cidade. “Isso que a Prefeitura de Manaus está fazendo em conjunto com o Pedala, que representa a sociedade civil, em promover uma ação para reforçar a importância da arborização, da bicicleta e de se ter uma cidade mais sustentável, é uma iniciativa sensacional e que, eu entendo, deve ser provocada cada vez mais”, afirmou.

Os ciclistas vibraram com a possibilidade de contribuir com a arborização da cidade. O aposentado Carlos Alberto Araújo plantou junto com o neto uma muda de jutairana. “Considerando a devastação que existe hoje, com muita gente devastando e poucos realizando plantios, é muito importante para nós e para as próximas gerações uma iniciativa tão boa quanto essa”, comentou, emocionado.

O trabalho de recomposição contemplou um dos lados do passeio público da avenida Nathan Xavier. Foram plantadas 76 mudas de jutairana, espécie nativa da Amazônia e apropriada para a arborização urbana. A via possui, no total, 535 árvores em crescimento.

Artigo anteriorDeputado Rodrigo Maia critica parte do pacote anticrime de Sergio Moro
Próximo artigoBolsonaro viaja aos EUA onde participará da Assembleia Geral da ONU