A Prefeitura de Manaus promove, diariamente, ações de limpeza em diferentes pontos da cidade, incluindo igarapés. Coordenada pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), os serviços foram realizados nesta sexta-feira, 10/7, nos igarapés do 40, zona Sul; Franco, na avenida Brasil, zona Oeste; e orla da Manaus Moderna, zona Sul; e outros pontos. Por dia, as equipes retiram, em média, 32 toneladas de lixo somente nos igarapés e córregos, segundo o último balanço do município referente ao período de janeiro a maio deste ano.

Foto: Divulgação

A ação leva limpeza às margens e leito dos igarapés, com a retirada de vegetação aquática e lixos, que melhoram o escoamento da água, a partir do uso de botes e balsas. Esse trabalho requer o uso de equipamentos específicos, entre lanchas, redes de contenção e caçambas para remoção, além de material para mergulho dos agentes de limpeza, que muitas vezes adentram nas águas poluídas.

No igarapé do Franco, as equipes da Semulsp atuaram com a retirada de resíduos sólidos da superfície da água. O subsecretário operacional da Semulsp, José Rebouças, explica que Manaus recebe reforço diário de limpeza e ressalta os cuidados que a população deve tomar.

Foto: Divulgação

“O nosso trabalho é contínuo. Duas balsas, cinco botes e um efetivo de 60 homens que estão trabalhando, diariamente, fazendo essa limpeza nos igarapés, tanto na área em que podemos adentrar com a balsa, quanto nos locais onde não podemos, mas a coleta ocorre da mesma forma. Manaus não precisa ser poluída dessa forma, pois temos coleta de segunda a sábado. Então pedimos o apoio da população, para que tenham a conscientização de preservar e não poluir os igarapés”, explicou.

Além dos igarapés, Manaus também recebe diariamente outros serviços de limpeza como: capinação, varrição e jardinagem. Somente nesta sexta, outros 13 pontos da cidade também contaram com o reforço das equipes da Semulsp.

Artigo anteriorPoliciais do Batalhão Ambiental detêm homem e apreendem animais silvestres na zona sul
Próximo artigoTransporte fluvial no Amazonas retoma a partir de 16 de julho