CAIRO (Reuters) – O primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, se encontrará com o presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sisi, nesta segunda-feira para conversas sobre as relações israelo-palestinas e questões bilaterais, informou a Presidência egípcia, a primeira visita de um chefe de governo de Israel ao Egito em uma década.

Bennett, chefe de um partido de extrema-direita que tomou posse em junho, foi convidado por Sisi no mês passado, e os dois devem se reunir em Sharm el-Sheikh, estância do Mar Vermelho situada no extremo sul da península egípcia do Sinai.

Acredita-se que os debates cobrirão “meios e esforços para ressuscitar o processo de paz” entre Israel e os palestinos, disse a Presidência egípcia em um comunicado, além de temas bilaterais e regionais.

As conversas de paz israelo-palestinas travaram em 2014, e analistas dizem haver pouca possibilidade de retomá-las. Bennett, nacionalista à frente de uma coalizão pluripartidária, é contrário a um Estado palestino.

Um dos focos das conversas desta segunda-feira será a situação na Faixa de Gaza, onde o Egito ajudou a mediar um cessar-fogo em maio depois de 11 dias de conflito entre Israel e o Hamas, a facção palestina que controla o enclave, disseram fontes diplomáticas e de segurança.

Um aumento da violência fronteiriça desde o final de agosto testa a trégua frágil. Ao longo da semana passada, militantes palestinos lançaram foguetes contra Israel durante três noites consecutivas, atraindo ataques aéreos israelenses.

Artigo anteriorA comando de Renato Gaúcho, Flamengo domina os quatro grandes de São Paulo
Próximo artigoEscola de Contas do TCE-AM divulga lista de cursos do mês de setembro