O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), desembargador Henrique Nelson Calandra, receberá, nesta segunda-feira, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), o título de Cidadão do Amazonas. A homenagem será às 11h e é uma propositura do deputado Arthur Bisneto (PSDB), em virtude da postura do magistrado em defesa da categoria no Amazonas.

Nelson Calandra nasceu no dia 16 de julho de 1945, em Itaquaquecetuba, no Estado de São Paulo, onde atuou como desembargador no Tribunal de Justiça. Sua postura profissional logo lhe rendeu respeito e credibilidade em âmbito nacional. Em 2011, foi eleito para a presidência da AMB, para o triênio 2011-2013.

No Amazonas, Calandra conquistou a admiração dos profissionais e acadêmicos da área. Ele foi um dos responsáveis por trazer ao Estado o I Encontro Internacional de Magistrados sobre Meio Ambiente – In Dubio pro Natura, em agosto do ano passado.

Esta não será a primeira vez que Nelson Calandra será homenageado em Manaus. Em dezembro de 2012, ele recebeu a outorga da Medalha do Mérito Judiciário do Estado do Amazonas no Grau “Grande Mérito”, concedida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM). A comenda é conferida a personalidades que se destacam por sua atuação em favor da Justiça. Calandra recebeu ainda outras homenagens pelo Brasil.

“Trata-se de um magistrado com uma brilhante trajetória profissional, que contribuiu e ainda contribui muito para engrandecer o corpo jurídico deste Estado. Calandra sempre se preocupou em “ligar” a Justiça do Amazonas ao restante do Brasil. Mesmo de Brasília, na sede da Associação, ou em suas viagens por outros estados, sempre se portou e fez o que pôde para deixar nossa região em evidência”, disse o autor da propositura, o deputado Arthur Bisneto.

O parlamentar lembrou ainda que Calandra foi, e ainda é, um dos grandes defensores de melhores estruturas e aparelhamento para o Judiciário do Amazonas. “Sei que é um incansável defensor da modernização dos processos no Judiciário, da informatização. Ele conhece as necessidades e dificuldades logísticas da região”.

Durante sua carreira, Calandra ocupou importantes cargos e dirigiu diversas entidades internacionais. Ele publicou ainda algumas obras, como “Os Meandros do Congresso Nacional, Anatomia do Parlamento Brasileiro”.

“Calandra tem uma verdadeira obstinação pela defesa dos magistrados de todos os fóruns nacionais. Tanto que não só no Amazonas, mas tenho certeza que em muitos estados brasileiros, o reconhecimento por seu trabalho é grande. Aqui, prestaremos nossa singela homenagem”, comentou

Artigo anteriorManaus agora tem três jogos a noite e melhor horário de exibição na Europa e Estados Unidos
Próximo artigoAdvogado é preso acusado de porte ilegal de arma e diz que pistola foi plantada no carro por PMs