Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

As frutas são ótimas opções que ajudam a soltar o intestino, combatendo a prisão de ventre. Com grandes quantidades de fibras, os alimentos aceleram o trânsito intestinal e favorecem a formação das fezes — além disso, também são ricos em água, um elemento fundamental para ajudar na formação do bolo fecal e combater a prisão de ventre.

As frutas laxantes devem ser consumidas diariamente no café da manhã, nos lanches, durante o almoço e jantar, de preferência na forma fresca e com casca, mas também podem ser usadas em preparações, como saladas, molhos, picolés ou sorvetes naturais.

Confira uma lista com as principais frutas laxantes que ajudam a soltar o intestino:

1. Mamão

O mamão tem ótimas quantidades de água e fibras, sendo bastante conhecido por ajudar no funcionamento do intestino. O mamão formosa tem um poder laxante ainda maior que o papaia, pois tem quase o dobro da quantidade de fibras.

Enquanto 100g do mamão formosa possuem 1,8g de fibras, a mesma quantidade de papaia têm 1g. Além disso, as duas variedades da fruta também contêm boas quantidades de magnésio, um mineral que ajuda a melhorar o trânsito intestinal.

2. Laranja

A laranja é rica em água, que ajuda a hidratar, amolecendo as fezes, e o bagaço é rico em fibras. Uma laranja média (180g) tem cerca de 4,4g de fibras e 155g de água, sendo uma ótima opção para soltar o intestino.

É importante lembrar que o suco de laranja não é recomendado, uma vez que não tem fibras, já que o bagaço não é utilizado quando se espreme a fruta.

A ameixa, tanto na versão fresca quanto na forma desidratada, tem boas quantidades de fibras, que ajudam a soltar o intestino. Cada unidade de ameixa seca tem cerca de 1,2g de fibras e uma unidade de ameixa fresca contém em torno de 0,6g de fibra.

No entanto, ao optar por consumir a ameixa seca, é importante priorizar versões que não tenham adição de açúcar.

4. Acerola

Cada 100g de acerola fresca contém cerca de 1,5g de fibras, o que faz desta fruta uma ótima aliada para soltar o intestino. Além disso, cada 100g de acerola contém 91g de água e, por isso, a ingestão dessa fruta ajuda na hidratação, facilitando a eliminação das fezes.

5. Abacate

O abacate é um campeão em teor de fibras: cada 100 g dessa fruta fornecem cerca de 6g de fibras. Além disso, o abacate também é rico em gorduras saudáveis que facilitam a eliminação das fezes.

6. Banana

Apesar de ser conhecida como uma fruta que prende o intestino, cada banana média (70g) tem pelo menos 1,4g de fibra. O segredo é consumir a fruta bem madura para melhorar o funcionamento do intestino. Cada banana média (70g) fornece também 50g de água, sendo importante para amolecer as fezes e soltar o intestino.

7. Figo

Duas unidades médias (120g) de figo seco fresco oferecem cerca de 2,7g de fibras e 95g de água, contribuindo para a formação e hidratação do bolo fecal, soltando o intestino. Já duas unidades médias de figo seco contêm 13,2g de fibra e 30g de água. No entanto, ao comprar figos secos é importante preferir sempre os que não têm adição de açúcar.

8. Kiwi

Cada unidade de kiwi (76g) tem em torno de 1,4g de fibras, fazendo com que essa fruta seja uma ótima opção para ajudar a soltar o intestino. Além disso, 1 unidade fornece 63g de água, ajudando também a hidratar as fezes e, junto com as fibras, forma um gel e facilita o trânsito intestinal.

Apesar de ser pouco consumido, o jambo é uma das frutas mais ricas em fibras: 1 unidade grande (60g) oferece 3g de fibras que ajudam a soltar o intestino. Além disso, cada 100g contém 93g de água, elemento fundamental para hidratar as fezes, soltando o intestino.

10. Pera

Cada unidade média (130g) de pera com casca fornece 3,9g de fibras, o que faz desta fruta uma das mais importantes para ajudar a soltar o intestino. A pera também é uma fruta rica em água, importante para, junto com as fibras da fruta, formar um gel no intestino que facilita a eliminação das fezes.

Frutas que prendem o intestino

Algumas frutas, como maçã sem casca, pera sem casca, jabuticaba, caju, goiaba e banana verde, podem prender o intestino em algumas pessoas. Por isso, se estiver com prisão de ventre, é importante evitar comer essas frutas até que o trânsito intestinal esteja normalizado.

Dicas para combater a prisão de ventre

Além de aumentar o consumo das frutas laxantes, algumas dicas simples para combater a prisão de ventre são:

  • Comer as frutas com casca e bagaço sempre que possível, pois são ricas em fibras;
  • Preferir o consumo de legumes crus, pois têm maior teor de fibras, ajudando a equilibrar o trânsito intestinal;
  • Preferir alimentos integrais, como arroz, farinha de trigo, macarrão e bolachas integrais;
  • Consumir sementes diariamente, como chia, linhaça, abóbora e gergelim em saladas e iogurtes;
  • Beber pelo menos 1,5 litros de água por dia, pois a água hidrata o intestino e ajuda na formação das fezes juntamente com as fibras, facilitando a eliminação das fezes.

É fundamental também praticar atividade física regularmente, pois os exercícios estimulam os músculos do intestino, ajudando a passagem das fezes e combatendo a prisão de ventre.

Com informações do portal Tua Saúde.


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •