A justiça trabalhista do município de Itacoatiara (a 267 km de Manaus) vai passar a utilizar o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT). A ocasião será marcada por uma solenidade, agendada para a próxima quinta-feira (24/07), as 16h, na Vara do Trabalho de Itacoatiara. O evento contará com a presença do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região, desembargador David Alves de Mello Junior.

Com a implantação, a justiça trabalhista local estará habilitada a utilizar o sistema, passando a receber as petições iniciais exclusivamente pelo PJe-JT. As ações também vão passar a tramitar inteiramente via internet, eliminado o uso do papel e garantindo maior segurança e celeridade, uma vez que o novo sistema realiza de forma automatizada tarefas como juntada de petições, formação de agravos e contagem de prazos. Em Itacoatiara, o PJe-JT vai abranger apenas os novos processos. As ações que estão tramitando hoje continuarão por meio físico.

A Vara do Trabalho de Itacoatiara recebeu, em 2013, 821 ações trabalhistas. Além das ações de Itacoatiara, a Vara também recebe ações dos municípios de Nova Olinda do Norte, Autazes, Urucará, Itapiranga, Silves, São Sebastião do Uatumã e Urucurituba, que não possuem sedes de Vara do Trabalho.Nesse primeiro semestre de 2014, as ações trabalhistas em Itacoatiara já somam 360 processos.

No âmbito do TRT11, atualmente, o PJe-JT já foi instalado em todas as Varas do Trabalho de Manaus e de Boa Vista, e também nos órgãos de segunda instância. Itacoatiara é o segundo município do interior do Amazonas a utilizar a ferramenta. Em Parintins, a implantação foi realizada em maio de 2014. A meta é que o sistema esteja disponível em todas as unidades do interior até meados de 2015.

Artigo anteriorCandidato ao Senado, Omar Aziz apresenta temas que defenderá em Brasília
Próximo artigoIpem-AM sediará Reunião Regional Norte, 2º ciclo 2014