Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A professora, doutora e Secretária Municipal de Educação de Benjamin Constant, Antônia Rodrigues da Silva, receberá, no dia 19 de outubro, a Medalha de Mérito Legislativo Educacional, ‘Professora Ignês de Vasconcellos Dias’, reconhecimento dado pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) a profissionais que se destacam na educação nos municípios. A solenidade especial acontece na próxima terça-feira, às 14h, no Plenário Ruy Araújo, na Aleam.

A Secretária foi indicada pelo deputado Wilker Barreto pelos avanços na educação, com destaque para o projeto “Rádio Escola: Nas ondas do conhecimento”, trabalho iniciado pela Prefeitura de Benjamin Constant durante a primeira onda da pandemia de Covid-19.  O programa é voltado a alunos da rede municipal de todo o Alto Solimões, inclusive indígenas, com acesso às aulas via rádio.

Ideia inovadora

A ideia surgiu como uma solução para minimizar os impactos da pandemia na educação do município. Para não paralisar o ensino e impedir que milhares de alunos ficassem sem estudar, a Secretaria Municipal de Educação criou o programa, que levava aulas todos os dias aos alunos pelo rádio.

Ainda em funcionamento, as aulas são acompanhadas pelos estudantes, que são auxiliados por apostilas e podem tirar dúvidas de forma digital ou presencial, em dias determinados, nas instituições de ensino da rede municipal.

“Então, no pico da pandemia, decidimos junto à Prefeitura, colocar em prática esse projeto lindo que ajuda milhares de pessoas do Alto Solimões, incluindo os que moram em zonas mais afastadas. Me sinto muito realizada de ver que o projeto deu certo e está ajudando tanta gente. E ainda mais com esse reconhecimento da Assembleia que é para todo o município”, disse a secretária.

Biografia

Antônia Rodrigues nasceu no Rio Ituí – município de Atalaia do Norte – AM. Filha de Geraldo Barbosa da Silva (in memoriam) e Laura Nogueira do Nascimento, é a sexta filha de uma família de 8 irmãos. Casada, é mãe de dois e avó de um.

É graduada em Pedagogia, Especialista em Gestão da Educação, Mestre em Educação e Doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. É Professora de Carreira do Magistério Superior na UFAM, atuando no Instituto de Natureza e Cultura – INC – Polo na Mesorregião do Alto Solimões – AM. Possui uma ampla experiência na área da educação, atuando na rede pública de ensino, nos níveis Básico e Superior, tanto na docência quanto na gestão educacional.

Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão a partir dos temas: educação, políticas educacionais, educação especial e educação escolar indígena. Atualmente está licenciada da função de docente da UFAM para ocupar o cargo de Secretária de Educação do município de Benjamin Constant (AM), é Vice-Presidente da UNIDME/AM e Membro da Diretoria Executiva da UNDIME/NACIONAL.

Medalha de Mérito Legislativo Educacional

A comenda foi instituída pela Presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, destinada a homenagear os Profissionais da Educação que se distinguirem por seus méritos na área educacional pública e privada no Estado do Amazonas.


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •