A Prefeitura de Manaus, por meio da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou nesta terça-feira, 27/7, a formação para o grupo de professores do programa ‘Movimentes’. A ação tem objetivo de refletir, por meio de uma abordagem teórico-prática, sobre a educação física, no ensino fundamental dos anos iniciais, e segue a orientação do prefeito David Almeida, de melhorar a educação em todos os aspectos.

De acordo com o subsecretário de Gestão Pedagógica, Carlos Guedelha, a formação vai preparar os professores para executar o programa da melhor maneira possível, cumprindo o que foi determinado pelo prefeito.

“Esta formação tem uma importância fundamental para o êxito do programa Movimentes, que visa contribuir para o alcance de nossas metas relativas à alfabetização, por meio de uma metodologia produtiva e instigante para os alunos, a partir da educação física. Nosso corpo é a base de todas as nossas aprendizagens, pois é por meio dele que aprendemos o mundo e interagimos com ele. E o movimento faz parte da vida: viver é estar em movimento. Explorar esse potencial do corpo e do movimento para uma aprendizagem significativa é uma atitude inteligente dos educadores”, avalia Guedelha.

Conforme a coordenadora-geral do Centro Municipal de Atendimento Sociopsicopedagógico (Cemasp), que pertence a Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage) da Semed, Hulda Soares, idealizadora do Movimentes, o projeto iniciou há quatro anos, mas agora está sendo transformado em um programa, por isso, a importância da realização da formação.

“Em parceria com a DDPM, nós estamos tendo esse momento de formação, que é muito importante na preparação desses professores, para que eles possam atuar de forma efetiva dentro das escolas. Tudo isso é em prol da excelência na educação da rede municipal. Estamos muito felizes, ansiosos na expectativa de que esse trabalho alcance de forma positiva os índices de alfabetização de nossa secretaria, seguindo a orientação do prefeito David Almeida”, comenta.

O evento segue até o dia 5/8, na DDPM, com a participação de nove professores de educação física, que vão atuar em nove unidades de ensino em todas as zonas geográficas da cidade, com educadores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

Qualificação

A professora de educação física, Débora Fernandes de Moura, que vai atuar na escola municipal Geucy Abrantes, bairro Redenção, zona Oeste, vive uma boa expectativa do aprendizado que terá com o curso.

“O nosso foco é o trabalho com o letramento das crianças. A gente vai atrelar o movimento da educação física com o letramento, ou seja, a gente vai usar letras, números, cores para atuar nas dificuldades de aprendizagem dos alunos. Essa formação vai ser para conhecer mais ainda como será o projeto, como vai se desenvolver e também fazer essa troca de experiência com os nossos colegas e com aqueles que atuaram antes de nós”, observa.

Interação

O ‘Movimentes’ é um programa desenvolvido por professores de educação física, que em conjunto com a equipe multiprofissional do Cemasp avalia o desempenho motor e acadêmico do estudante, bem como realiza intervenções motoras em alunos com problemas no processo ensino e aprendizagem.

Por meio do programa, são realizados atendimentos aos estudantes com indicativo de dificuldades de aprendizagem, no mesmo ambiente que o aluno frequenta com o intuito de que desenvolva suas potencialidades dentro de um contexto lúdico.

Rede colaborativa

Os formadores da qualificação são da Rede Colaborativa de Formação Continuada (RCFC), da Gerência de Formação Continuada (GFC) da DDPM. Os participantes irão atuar junto com os professores da modalidade de ensino dos anos iniciais nas escolas e alguns temas serão abordados, como: jogos intergeracionais sustentáveis da Amazônia; matemática nos anos iniciais; relações interpessoais; pandemia da Covid-19: consequências sociais em ambientes escolares; leitura e escrita nos anos iniciais, entre outros assuntos.

Artigo anteriorTribunal de Contas e Prefeitura trabalham para lançamento do projeto ‘Casa do TCE’, no Centro
Próximo artigoDeputado Cabo Maciel visitou a Unidade Prisional de Tabatinga