Com inscrições abertas até o dia 29 de outubro para a submissão de ideias inovadoras, o Programa Centelha foi apresentado na sexta-feira (04/10) pela equipe da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) durante a Feira do Servidor Empreendedor. O evento promovido pela Secretaria Municipal de Administração (Semad) ocorreu na própria sede da instituição, no bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus.  
Realizado pela Fapeam, em parceria com a Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), o Programa é uma iniciativa de promoção do empreendedorismo inovador que visa transformar ideias inovadoras em negócios de sucesso, oferecendo aos participantes, capacitação e suporte para alavancar o negócio e ampliação do networking.
O Centelha Amazonas apoiará 28 projetos de inovação no Amazonas. Cada proposta poderá receber até R$ 65 mil, por meio de subvenção econômica (recursos não reembolsáveis). Os interessados podem submeter ideias, gratuitamente, por meio do site www.programacentelha.com.br.
A diretora de planejamento da Semad, Jamile Ballut, acredita que o Programa Centelha atende perfeitamente ao projeto piloto de empreendedorismo da Semad, que é o de fomentar ideias criativas e fazer com que o próprio servidor busque novas oportunidades.
Quem pode participar do Centelha – Podem participar pessoas físicas, vinculadas ou não a empresas com até 12 meses de existência anteriores à data de publicação do edital e faturamento bruto anual de até R$ 4.800.000, 00 (quatro milhões e oitocentos mil reais), sediadas no Amazonas. Os projetos terão prazo de execução de até 12 meses, não prorrogáveis, contados a partir da data do Termo de Outorga.
Etapas – A submissão, avaliação e seleção das propostas serão realizadas em três fases distintas e eliminatórias, sendo elas, Fase 1: Ideias Inovadoras; Fase 2: Projeto de Empreendimento e Fase 3: Projeto de Fomento. Durante as três fases de seleção, os proponentes receberão capacitação gratuita online ou presencial, ministrada pela Fundação Certi, com o intuito de alinhar alguns conceitos importantes, para aprimorar suas ideias e projetos.
Sobre o Centelha – O Programa Centelha será realizado em 21 estados. No Amazonas, a iniciativa será executada pela Fapeam, sendo promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Finep, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e operada pela Fundação Certi.
Acesse o edital do Programa Centelha Amazonas
 

Artigo anteriorAéreas de baixo custo começam a operar voos internacionais no Brasil
Próximo artigoCom Mano suspenso, Palmeiras terá seu 13º técnico no Allianz Parque