No sábado (19) futebol de golzinho, bambolê, pula corda, perna de pau e arremesso de peteca foram apenas algumas brincadeiras do projeto Brincando na Rua que divertiram a criançada no refeitório da Escola Municipal Pequeno Príncipe, São José 1, Zona Leste, numa edição especial do projeto Brincando na Rua.

Mantido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), o projeto fez parte das comemorações em torno dos 21 anos de criação da instituição de ensino. Para festejar a data, uma ação, envolvendo órgãos da esfera municipal, foi realizada no local, onde foram oferecidos serviços de diversos segmentos.

Além das brincadeiras, os comunitários tiveram acesso a atendimento jurídico e psicossocial, emissão de documentos, corte de cabelo, seguro desemprego, citando outros. Para a gestora da escola, Lílian Benarrós, a ação de cidadania foi um grande presente para as pessoas que fazem parte desses 21 anos da instituição.

“Eu acredito que essa ação seja um presente para a comunidade, que é de baixa renda e praticamente não tem acesso a esses serviços. Dessa forma, a melhor maneira de comemorar os 21 anos da escola é trazendo não só os estudantes, mas também toda a família”, frisou.

Enquanto os pais procuravam atendimento no local, a criançada aproveitou o espaço para prática de atividades oferecidas pelo projeto Brincando na Rua, criado pela Semjel em 2011 com o objetivo de resgatar as brincadeiras “antigas” e apresentar, bem como introduzir as mesmas, ao cotidiano infantil.

“O Brincando na Rua acontece nas comunidades, onde procuramos proporcionar atividades recreativas, atividades que envolvam esporte com o objetivo de tirar a criançada do sedentarismo e promover uma interação entre elas”, ressalta a gerente pedagógica da Semjel, professora Keicyane Agelim.

Além da Semjel, a ação contou com a participação de agentes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) Secretaria Municipal de Feiras, Mercados, Produção e Abastecimento (Sempab), Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad), Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) e Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).

Artigo anteriorArthur Neto acompanha obras de recuperação do Proama
Próximo artigoPrefeitura de Manaus leva o show Estrela Guia ao Parque do Mindu neste domingo