Um projeto extracurricular, desenvolvido para incentivar o uso da tecnologia e inovação na solução de problemas, vai ensinar alunos da rede pública de Manaus a construir robôs combinando componentes elétricos, eletrônicos e materiais reaproveitados. Nomeado Robótica nas Escolas, está sendo oferecido em formato digital desde a última quinta-feira (25) para 300 estudantes a partir do 4º ano do ensino fundamental.

Desenvolvida pela NTICS Projetos, com apoio da Secretaria Municipal de Educação e patrocinada pela Whirlpool, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchedAid, a iniciativa está alinhada a quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: Educação de Qualidade, Indústria, Inovação e Infraestrutura, Consumo e Produção Responsáveis e Parcerias e Meios de Implementação. 

Oferecido aos alunos durante o momento de pandemia e isolamento social, o conteúdo com carga horária de sete horas entre imersão teórica, prática e conteúdos complementares, abordará fundamentos de robótica, como usar os componentes eletrônicos para a montagem dos robôs e como fazer a inscrição para a exposição virtual dos projetos ao final do curso. Todas as peças do kit de montagem são reutilizáveis, inclusive a embalagem, e os alunos poderão desmontar os robôs e remontar outros modelos quantas vezes desejarem. 

“A intenção do Robótica nas Escolas é mobilizar uma prática pedagógica que incentive a criatividade, usando o reaproveitamento de materiais e contato com circuitos eletrônicos para propor soluções à comunidade relacionada a resíduos”, explica Ana Carolina Xavier, CEO da NTICS Projetos.

A patrocinadora do projeto, a Whirlpool, acredita na importância de oferecer uma iniciativa com olhar para inovação. “Com investimento consistente em inovação e trilhando nossa jornada de transformação digital, compreendemos a importância da imersão dos alunos na disciplina e a importância de se investir no tema. O Robótica nas Escolas está alinhado a esse incentivo”, comenta Eduardo Vasconcelos, Diretor de Relações Institucionais, Antitruste e Comércio da Whirlpool.

No final, todos os projetos ficarão disponíveis para consulta e novas criações, uma vez que os kits ficarão com os alunos. As oficinas, conteúdos, assim como os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, estarão disponíveis para visualização e acesso  no site www.ntics.com.br/projetorobotica

“Reforçamos nossa contribuição com a construção, incentivo e acesso à educação de qualidade com o Robótica nas Escolas. Além de referenciar o nosso Valor de Inclusão&Diversidade, o projeto também está alinhado aos ODS, que temos trabalhado em nossas comunidades nos últimos anos”, finaliza Vasconcelos.

Além de Manaus , o projeto Robótica nas Escolas será realizado nas cidades de Rio Claro (SP) e Joinville (SC), onde a Whirlpool também tem unidades fabris. 

Sobre a Whirlpool Corporation

A Whirlpool Corporation é a principal fabricante de eletrodomésticos das categorias de cozinha e lavanderia do mundo, com vendas anuais de aproximadamente US$ 20 bilhões, 77 mil funcionários e 59 centros de pesquisa em tecnologia e manufatura em 2019. A empresa detém as marcas Whirlpool, KitchenAid, Maytag, Consul, Brastemp, Amana, Bauknecht, JennAir, Indesit e outras, e está presente em quase todos os países do mundo. Para mais informações sobre a empresa, acesse: www.whirlpool.com.br.

Sobre a NTICS Projetos

A NTICS surgiu em 2002 com o propósito de contribuir para transformação da sociedade para um modelo mais sustentável. A empresa atua com o desenvolvimento e a implantação de projetos que promovam processos de mudança por onde passam e a democratização do acesso às metodologias e ferramentas. Nos últimos três anos, a NTICS aprofundou a concepção de projetos alinhados aos temas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil e Estados Unidos. Em Joinville, a empresa foi responsável pelos projetos Caminhão Conhecendo os ODS e Programa de Educação e Diversidade, também patrocinados pela Whirlpool.

Artigo anteriorEdital de Fomento do Fundo Manaus Solidária segue aberto até o dia 5 de outubro
Próximo artigoTRT11 abre inscrições para cadastro de peritos, tradutores e intérpretes