Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Ao menos 350 pessoas estiveram reunidas na manhã do último domingo, 6, na primeira edição da Pedalada da Inclusão. O evento, realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), teve o objetivo de chamar a atenção para os Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas), que acontecerão de 23 ao dia 31 de agosto e, segundo os organizadores, irão reunir mais de 2,5 mil pessoas com deficiência.

De acordo com o secretário da Semed, Humberto Michiles, que acompanhou o evento pedalando, a iniciativa tem por objetivo acelerar o processo de inclusão de pessoas com deficiência às atividades promovidas pelo órgão municipal.

“A Pedalada da Inclusão faz parte da programação dos Jaavas e também visa conscientizar a população para a necessidade da inclusão. Pessoas que têm alguma necessidade especial são diferentes, mas não são desiguais. Elas merecem o nosso respeito. Eventos como este são importantes porque contribuem para acelerar esse processo de inclusão na nossa cidade, no nosso País”, defendeu Michiles.

A participação dos grupos de ciclistas foi importante para a realização do evento, que teve como tema ‘Eu acredito! Todos somos capazes’, conforme destacou a coordenadora Shirley Amaral.

“Os grupos de pedaladas nos apoiaram e marcaram presença no evento. Tivemos a presença de mais de seis grupos e cada um deles levou seus respectivos participantes. Contamos, ainda, com o apoio de parceiros, que nos ajudaram com brindes, sorteados durante a atividade”, destacou Shirley.

Os participantes saíram às 8h da Alameda do Samba, no bairro Dom Pedro, passaram pela Avenida Constantino Nery, Rua Dez de Julho, onde fizeram uma parada para hidratação. Na sequência, seguiram para Avenida Sete de Setembro e, ao final, retornaram para a Alameda do Samba. O ciclista Vander Favache aprovou a iniciativa.

“É importante para despertar o lado da solidariedade e de inclusão em todas as pessoas. Não apenas nos deficientes, que não precisam participar para serem apoiados. Eu participo do grupo Pedalando com Você e ficamos sabendo do evento pela rádio e viemos com 150 participantes”, disse.

Jaavas

As inscrições para os Jaavas começaram no dia 2 de junho, mas podem ser feitas até o dia 31 de julho. O procedimento deve ser apenas no site da Semed, pelo link a seguir: (http://semed.manaus.am.gov.br/jaavas-2014/).

A competição é destinada a todas as pessoas com algum tipo de deficiência, sejam de Manaus ou do interior do Estado. Atletismo, basquetebol, voleibol, natação, queimada, futsal, golbol e tênis de mesa estão entre as modalidades disputadas durante os jogos.

A expectativa é de que 2,5 mil pessoas se inscrevam para os Jaavas, que ocorrerão de 23 a 31 de agosto e contam com o apoio de secretarias municipais, empresas privadas, entidades educacionais, esportivas e filantrópicas.

Para aprimorar a orientação espaço-temporal e a coordenação motora e global, vários jogos recreativos adaptados foram criados pela equipe de professores de Educação Física dos Jaavas. De acordo com os responsáveis pela iniciativa, eles contribuem para o processo cognitivo dos alunos com deficiência visual, auditiva, física, intelectual, entre outras.


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •