O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse ao primeiro-ministro italiano Giuseppe Conte que vai montar um comitê para investigar o envenenamento do líder-opositor Alexei Navalni.  

Navalni, um crítico proeminente de Putin, está em tratamento em um hospital de Berlim após passar mal em um voo doméstico no mês passado. A Alemanha afirmou que ele foi envenenado por um agente químico tóxico. A Rússia disse que não existem evidências de que Navalny foi envenenado. 

“O presidente Putin me garantiu (em conversa recente) que a Rússia pretende esclarecer o que aconteceu e que irá montar uma investigação para colaborar com as autoridades alemãs”, disse Conte em uma entrevista ao jornal Il Foglio

“Colaboração é a melhor forma de evitar que esse evento dramático afete negativamente as relações entre a União Europeia e a Rússia”, completou Conte.

A revista Der Spiegel divulgou nesta quinta-feira, 10, que o estado de saúde de Navalni apresentou melhora e que ele voltou a falar. Ainda de acordo com a publicação, é provável que ele lembre de detalhes do que aconteceu. “O depoimento dele pode ser perigoso para as pessoas por trás do ataque”, diz a revista.

A proteção policial no hospital foi reforçada na expectativa de que Navalni receba mais visitas após a melhora de seu quadro clínico. (Estadão)

Artigo anteriorJosé de Abreu se emociona ao contar que perdeu irmã e sobrinho em três dias
Próximo artigoSetembro Amarelo: mitos sobre o comportamento suicida