Aproximadamente 100 toneladas de resíduos foram geradas e recolhidas durante e após as festas de Réveillon 2020 em pontos de programação oficial da Prefeitura de Manaus. Desse montante, 851 quilos foram retirados pelos catadores de resíduos recicláveis nos três pontos de festa, Amarelinho do Educandos (zona Sul), shopping Phelippe Daou, no Jorge Teixeira (zona Leste), e Complexo Turístico da Ponta Negra (zona Oeste).

“Como já vem acontecendo nos anos anteriores, em parceria com os catadores, tivemos a determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto para atuar desde a realização das festas e com mutirões de limpeza logo nas primeiras horas do dia 1º para devolver a cidade limpa o mais rápido possível à população. Destacando a importância da ação dos catadores nos grandes eventos da prefeitura, desde o início da gestão”, disse o subsecretário operacional da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), José Rebouças.

Limpeza da Ponta Negra. Foto: Altemar Alcantara

Nas primeiras horas do 1º dia de janeiro, 200 trabalhadores atuaram no primeiro mutirão de limpeza do ano, que contou com o apoio de botes, balsa de coleta, retroescavadeira hidráulica e remoção mecanizada dos resíduos.

Para manter os locais limpos durante as festas, 34 catadores se dividiram nos três locais de festa, recolhendo materiais recicláveis. Os grupos Recicla Manaus, Lixo e Cidadania e Eco Recicla foram responsáveis pelo trabalho. Ao todo, foram retirados 132 quilos de papelão, 380 quilos de garrafas pet, 249 quilos de latinhas de alumínio, 65 quilos de plástico e 25 quilos de vidro.

Artigo anteriorPolícia Civil pede ajuda na divulgação da imagem dos desaparecidos
Próximo artigoMarvel terá herói trans ‘em breve’, anuncia presidente do estúdio