O judoca Rafael Silva, conhecido como Baby, não conseguiu alcançar o objetivo de conquistar sua terceira medalha individual olímpica consecutiva. Na madrugada desta sexta-feira, ele foi derrotado na repescagem da categoria peso pesado (acima de 100 kg) pelo francês Teddy Rinner, considerado o melhor judoca do mundo.

Com isso, o brasileiro concentra sua atenção na disputa por equipes mista, que estreia no programa dos Jogos em Tóquio, e que acontecerá a partir das 23h (de Brasília) desta sexta-feira.

Baby estreou com uma vitória sobre Ushangui Kokauri, do Azerbaijão, em luta decidida apenas no golden score. No combate seguinte, o brasileiro não conseguiu superar o georgiano Guram Tushishvili, sendo derrotado após receber três punições. Na repescagem, teve pela frente o francês Teddy Rinner, bicampeão olímpico nos Jogos de 2012, em Londres, e Rio de Janeiro, em 2016. Considerado o melhor do mundo, Rinner decidiu a luta por ippon, com 46 segundos.

“Foi uma pena, mas saio daqui de cabeça erguida, pois sei que dei o meu máximo em todo este ciclo olímpico. Ao mesmo tempo, só tenho a agradecer a todos que me ajudaram nesta caminhada. Saio triste, mas não dá tempo de ficar remoendo a derrota. Vou colocar a cabeça no lugar e voltar com energia renovada para ajudar o Brasil a trazer essa medalha inédita na disputa por equipes”, afirmou Baby.

A competição por equipes mista reúne três mulheres e três homens. O Brasil contará com a participação de três integrantes. Além de Rafael Silva, competirão Larissa Pimenta, que lutará nos 57 kg, e Eduardo Katsuhiro Barbosa, nos 73 kg. O Brasil é cabeça de chave número 4 do torneio e enfrentará o vencedor do confronto entre Holanda e Uzbequistão. (Gazeta Esportiva)

Artigo anteriorPolícia Militar detém jovem por assalto em ônibus coletivo no bairro Cidade de Deus
Próximo artigoProjeto de William Alemão que revoga leis obsoletas recebe reconhecimento da CDL Manaus