Após discutir em Manaus as dificuldades no escoamento da produção da Zona Franca de Manaus, a falta de competitividade no mercado internacional e soluções nacionais em logística e infraestrutura, a deputada federal Rebecca Garcia (PP/AM) conseguiu aprovar nesta quarta-feira, 16, a realização de mais uma audiência pública com os mesmos assuntos. Desta vez, ela coordenará o debate no plenário da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC), da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Segundo Rebecca, o evento na capital federal é fundamental para uma discussão mais ampla sobre o assunto e terá caráter nacional. “É consenso nacional que o sistema logístico brasileiro é deficitário, por isso, precisamos aprofundar o debate com soluções que harmonizem os modais ferroviário, rodoviário, hidroviário e aeroviário. Só assim tornaremos o Brasil mais competitivo para o mercado nacional e internacional”, disse a parlamentar.

Rebecca destacou também o Plano Brasil de Infraestrutura Logística, o PBLog, trabalho coordenado pelo amazonense Antônio Jorge Cunha Campos, doutor em Engenharia de Produção, Logística e Transporte, e desenvolvido com participação de todos os conselhos regionais. De acordo com ela, o estudo será apresentado no debate porque, traz um panorama completo sobre a necessidade de investimento na infraestrutura e logística do País, além de soluções para integração dos modais de transporte. “Essa integração é o fôlego que a Zona Franca de Manaus precisa para ter preço e condições para competir com igualdade em relação aos outros países”, comentou.

De acordo com o texto do requerimento Nº 191/2014, de autoria da deputada amazonense, aprovado na CDEIC, o debate na Câmara dos Deputados é importante também porque, “está em andamento no País o Programa Nacional de Logística Integrada, o PNLI, o qual está previsto investimento de 133 milhões de reais, até 2025, para modernizar o sistema de transporte”.

A data do evento será anunciada na próxima sessão deliberativa da comissão.

Foram convidados para o debate o diretor-presidente da Empresa de Planejamento e Logística do Ministério dos Transportes, Bernardo José Figueiredo; o presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Sebastião Luiz de Mello; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antônio Silva; o presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco; o presidente do Conselho Regional de Administração do Estado do Amazonas (CRA), José Carlos de Sá Colares; o professor e doutor em Logística, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Antônio Jorge Cunha Campos; o Secretário Nacional de Assuntos Institucionais da Força Sindical, Carlos Lacerda e o Renato Casali Pavan, Presidente da Empresa de Consultoria Macrologística.

Artigo anteriorFundação Doutor Thomas realiza arraial nesta quinta-feira
Próximo artigoMudança importante pra quem vive em União Estável