Em visita de cortesia na manhã de ontem (22), os representantes do Equador se reuniram com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado estadual Josué Neto (PSD) e os deputados estaduais Sinésio Campos (PT), Alessandra Campêlo (MDB) e Dra. Mayara (PP) na Sala Vip e já começaram a debater a viabilidade do projeto Manta-Manaus.

O Manta-Manaus é um eixo multimodal de transporte que, se implantado, será uma nova opção para baratear importações e agilizar exportações e importações, ampliando a presença do Brasil no mercado internacional, utilizando um trecho entre o Porto de Manta, no Equador e o Porto Providência, na Amazônia.

Viviane Sanchez, representante da Câmara do Comércio do Equador, e Jean Paolo Cirani d’Ávila, diretor administrativo da vice-presidência do Equador, estão em Manaus para participar de uma Audiência Pública a ser realizada nesta terça-feira (23), às 09h, no Plenário Ruy Araújo, que vai debater a implantação do projeto.

O presidente da Assembleia, Josué Neto, comentou as expectativas em torno do Manta-Manaus e como o projeto vai contribuir para a economia amazonense. “Essa rota pelo Pacífico facilita as exportações do polo industrial de Manaus e também facilita a nossa importação de produtos até do Oriente, vindos do Japão ou da China. É uma rota muito mais econômica porque tem um menor trajeto, diminuindo-se até 40 dias com essa saída pelo Pacífico. Já iniciamos este debate, que existe apenas em termos de projetos, mas que depende muito das Instituições federais, por isso estamos fazendo o nosso papel de intermediar essa discussão, visto que é um modelo muito bom para o nosso estado”, afirmou.

Viviane Sanchez falou sobre os benefícios comerciais para ambos os países com o Manta-Manaus. “O maior benefício é em termos de logística, porque atualmente utilizamos o transporte aéreo e tem um custo adicional por passar pelo Panamá, estamos interessados em trabalhar nesse projeto, que vai possibilitar que importemos a soja brasileira e também exportar os nossos camarões, por exemplo”, apontou.

Artigo anteriorPrefeitura dá início à programa de qualificação de servidores da área do trânsito
Próximo artigoSri Lanka diz que atentados foram retaliação a Christchurch